Resenha: Desventuras em Série - 1ª temporada

27.3.17

desventuras em série poster


Sinopse:

Baseada na coleção campeã de vendas do escritor Lemony Snicket (também conhecido como Daniel Handler), “Desventuras em Série” conta a trágica história dos irmãos Baudelaire – Violet, Klaus e Sunny – órfãos sob a guarda do terrível Conde Olaf, que fará de tudo para colocar as mãos na herança das crianças. Os irmãos precisam constantemente despistar Olaf, frustrar seus planos malignos e investigar a misteriosa morte de seus pais.


Título Original: A Series of Unfortunate Events | Estreia: 2017
Dirigido por: Barry Sonnenfeld, Bo Welch, Mark Palansky
Duração: 392 minutos | Gêneros: Aventura, Drama, Família
País de Origem: Estados Unidos da América


Desventuras em Série, baseada nos livros de mesmo nome de Lemony Snicket, conta a história de três irmãos: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Eles acabaram de perder os pais em incêndio com condições suspeitas. Por causa disso, eles são obrigados a serem encaminhados para um tutor, onde conhecemos o terrível Conde Olaf. 

A primeira temporada conta com a adaptação dos quatro primeiros livros (de um total de treze), ou seja, a cada dois episódios, um novo livro. Apesar de ainda não ter lido nenhum deles, algumas coisas sobre a produção posso afirmar sem medo: contamos com um humor negro, um narrador incisivo e personagens excêntricos.

Vou confessar que não gostei muito do visual da série; em partes parecia muito infantil, colorido e vivo demais, em outras, exatamente o contrário. Senti como se tudo fosse falso e teatral demais. Apesar de acompanharmos os órfãos serem passados de mãos em mãos após os seus tutores serem tirados de cena, todo o foco vai para Conde Olaf. 

Conde Olaf, interpretado pelo icônico Neil Patrick Harris (mais conhecido por ter dado vida à Barney, em How I Met Your Mother) dita completamente toda a série. Apesar de Neil ter uma comédia única, ele nos trouxe um Conde Olaf cansativo e chato. Devido aos holofotes estarem sobre ele, a série se tornou repetitiva. Fiquei bastante decepcionada com isso.

+ Leia a resenha da 4ª temporada de How I Met Your Mother
+ Leia a resenha da 5ª temporada de How I Met Your Mother

Algo que eu posso elogiar é alguns números musicais que temos nas cenas de Conde Olaf. Para quem me conhece, e já disse isso aqui no blog, eu sou louca por musicais e isso caiu como uma luva em alívio cômico. Outra coisa que gostei bastante foi das "traduções" dos grunhidos de Sunny, que por ser um bebê, tem uma forma diferente de se comunicar. O figurino também foi muito bem escolhido, contrastando com a atemporalidade das cenas. 

Destaque ao fato de que a medida que os "livros" mudam, a abertura cantada pelo próprio Neil, é alterada também. Achei super divertido e criativo. E o melhor: ela avisa que a história será mórbida e pede para deixarmos de assistir imediatamente.

Porém, mesmo com os fatos positivos, em vários pontos eu vi semelhança com o filme, o que me deixou extremamente incomodada, isso pelo simples motivo que o filme acaba sendo melhor. Desculpem, mas dessa vez a Netflix vacilou um pouco. Espero que a próxima temporada de Desventuras em Série venha renovada, embora eu não esteja tão esperançosa.


E vocês, o que acharam da série? O que ficaram felizes de ver e em que se decepcionaram?



Um comentário:

  1. Oi Eduarda, acredito que o toque especial na série fica justamente por conta do seu ar teatral, eu amei os cenários e figurinos, e não achei que Conde Olaf foi a grande atração da série, me senti muito mais envolvida com os irmãos do que com ela. O filme tem um ritmo bem mais acelerado, quem leu os livro diz que a série está sendo bem mais fiel, mas como ainda não li os livros, não posso afirmar nada.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.