Dica de escrita: como desenvolver a linguagem corporal em personagens?

18.11.18

Escrever não é questão apenas de dom, como muitos acreditam. Escrever se trata de muita prática e algumas simples técnicas que você vai adquirindo ao longo da sua experiência ou de conselhos de outros escritores. Em um livro, é importante desenvolver bem os personagens e torna-los cada vez mais reais. Sendo assim, devemos destacar a linguagem corporal, uma vez que o nosso corpo também fala.

Continue lendo e saiba como desenvolver a linguagem corporal em personagens


como-desenvolver-a-linguagem-corporal-em-personagens


Na hora de escrever, não é bom que se foque apenas no diálogo dos personagens. É comum que exista dois tipos de escritores: aqueles que escrevem mais diálogos e os que preferem a narração. No entanto, o ideal é que exista um equilíbrio entre os dois. Nesse sentido, linguagem corporal das suas personagens se faz necessária para que o texto não fique tão “cru”. 

De acordo com a Wikipédia, Linguagem Corporal é:
“uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais e movimento dos olhos”. 
Uma das dicas de escrita mais importantes é que no enredo a construção acontece por meio de situações em determinados cenários e em como a personagem reage ao que lhes é apresentado. Isso acontece exatamente como na psicologia: o sujeito em determinado contexto tem uma reação específica. 

Como o nosso corpo reage voluntária ou involuntariamente, mostra para os outros traços da nossa personalidade e nossos pensamentos. Com as personagens não é diferente.

Lembre-se: Por mais que a linguagem corporal seja um elemento importante na história, é imprescindível que isso não seja usado em exagero. Repetir gestos e descrições detalhadas demais pode causar cansaço no leitor, o que tornará a leitura massiva e não tão boa quanto deveria ser.

Como utilizar a linguagem corporal de maneira correta?

Veja a seguinte ilustração:

“Mike mexia as mãos incessantemente, sua respiração estava descontrolada e os olhos passeavam para todos os lados a medida que apressava os passos. Tinha a sensação de que alguém lhe seguia e não tinha coragem o suficiente para se virar e conferir quem era. Não, não depois do que havia feito. Virou a primeira esquina e correu a todo vapor, queria ser perdido de vista o mais rápido possível. Só havia uma pessoa a quem procurar.”

Uma boa maneira de saber se está passando tudo o que deveria em uma cena, é planejar um roteiro. Além de ter uma visão mais clara, isso impede que o bloqueio criativo assuma ou que acabe ficando cego com pequenos erros na narrativa.

Deve-se evitar, também, repetições sobre a personalidade da personagem várias vezes durante a história. Como dito anteriormente, o nosso corpo fala por nós, então nada melhor que demonstrar isso de uma maneira mais dinâmica, certo?

Saiba como evitar os "verbos de pensamento"

Para que esse habito se torne cada vez mais fácil, leia bastante e observe as pessoas ao seu redor. Faça pesquisas de comportamento e outros temas em psicologia, que podem ser bastante úteis. 
          

Exemplos de linguagem corporal

  • Raiva ou agressão: Agitar o punho, apontar o dedo, bater o punho na mesa, veias elevadas no pescoço, punhos e queixo cerrado, etc.
  • Tédio: Pressionar os lábios, olhos semicerrados, rolar os olhos, suspiros exasperados.
  • Ansiedade: Girar um anel, mastigar um lápis, morder o lábio, engolir constantemente, respiração acelerada, prender a respiração, suar, mexer com o cabelo, etc.
  • Felicidade: Sorrir, rir, assobiar, dançar, pular, abraçar, etc.
  • Honestidade: Manter o contato visual, sorrir com os olhos e a boca, olhar para cima, levantar as mãos, abrir os braços.
  • Timidez: Evitar o contato visual, corar, manter distância dos outros, andar para trás se os outros se aproximarem muito, etc.

como-desenvolver-a-linguagem-corporal-em-personagens

como-desenvolver-a-linguagem-corporal-em-personagens

(a tradução e as imagens vieram originalmente desse site)

Quais as funções de uma personagem?

As personagens tem o objetivo de criar emoções em quem está lendo. Dessa forma, é essencial criar uma história de vida real e convincente, ter uma distinção de aparência única e a maneira que a personagem se sente sobre isso. Além disso, é preciso desenvolver os traços de expressão, que se tratam das manias de linguagem corporal como estalar os dedos constantemente.


O que você acha sobre a linguagem corporal em livros? O quão frequente você observa a ausência desse fator nas histórias? Conta aí nos comentários!

36 comentários:

  1. Eduarda!
    A linguagem corporal nas personagens ajudam a formar a personalidade bem como acentuam o momento passado por elas, é um artifício bem importante, embora não deva ser usado em excesso.
    Obrigada por estar constantemente presente no blog.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9.1.17

    Extremamente útil seu post. EU tenho uma certa dificuldade pra escrever, apesar de amar!
    Vou tentar as máximo seguir suas dicas.

    Estou seguindo e participando das redes ok?
    Grande beijo!

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostei muito desse post, principalmente porque estou terminado um livro e sim, saber como criar os personagens é muito importante. Realmente as pessoas esperam emoções e até mesmo se identificarem com o personagem por isso precisam ser bem construídos e trabalhados com atenção. Adorei as dicas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, é totalmente útil. Eu simplesmente amo demais escrever, mas eu tenho um pouco de dificuldade. Já tô lendo os posts relacionados.
    Amei o blog, já estou seguindo pra não perder mais nada ♥

    Beijos,
    floresnoluar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Adorei poder conferir sua postagem sobre esse tema, especialmente por conta de sua importância e das reflexões na escrita, e claro para seu publico alvo. Acredito que desenvolver os personagens em qualquer história é fundamental e merece muita atenção, seja para a compreensão para com o leitor, entender qual a mensagem que quer passar e demais características relacionadas.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem? Com toda a certeza anotei algumas dicas de expressões que você deu, vai ser muito útil nos meus livros, principalmente nesse que estou escrevendo!
    BJss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa que texto bacana em,? Eu acabei de ler um post falando sobre um projeto que foca em escrever um texto específico para cada mês do ano, e ver agora o seu só me deixou com vontade de voltar a escrever algo novamente kkk. Eu sou do tipo que Ama diálogos e nas poucas páginas do meu livro eu fiz isso até de mais. Um pouco de narração sempre é bom, agora detalhes de mais as vezes cansa. Até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eduarda! Adorei o seu post, acho que essa é uma temática de grande importância para quem está querendo começar agora como escritor(a). E, sem dúvidas, concordo contigo sobre a importância da linguagem corporal, elas dão sustentação ao livro.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Devo confessar que seu post foi excelente! Muito bom mesmo seu texto, e concordo com vocÊ em tudo. Eu escrevo, mas sempre me mantenho atento a isso. São detalhes muito importantes na obra que a enriquecem. Já to até salvando seu link rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que post completinho!!!
    Uma coisa que me chamou a atenção no post foi o alerta para não exagerar na questão da linguagem corporal, o que é sempre bom seguir!!!
    Amei
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Que post legal!
    Sempre que vou escrever alguma coisa acabo sempre exagerando nos diálogos, então, amei conferir essas suas dicas maravilhosas que obviamente irei usa mas daqui por diante.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Eduarda, muito instrutivo seu post e bem redigido. Leio bastante e não é frequente texto com ações repetidas, mas acabam acontecendo e nem sempre incomoda tanto, mas realmente é importante o equilíbrio. Obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Nossaaaaaaa, adorei seu post!
    Não sou de escrever, mas são ótimas dicas pra quem quer desenvolver melhor um texto, inclusive vou passar o link do post pra minha amiga que com certeza ela vai usar bem essas dicas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Olá, muito bom o seu post, principalmente para mim que me aventuro um pouco na escrita. Eu já li livros onde os escritores exageravam na linguagem corporal, e ficava extremamente chato ver "fulano revirou os olhos" o tempo inteiro, então, é mostrar a linguagem corporal do personagem é importante, mas também é importante ter cuidado para não exagerar.

    ResponderExcluir
  15. Olá Eduarda,
    Adorei as suas dicas. Se eu escrevesse, tomaria boas notas dela, mas, acho que, para o pouco que eu escrevo, faço isso bem.
    Verbos de pensamento me incomodam um pouco, mas é um pouco difícil perder esse hábito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi querida,
    eu anotei as dicas por que nunca se sabe, não é?!
    Gostei do post e isso vai ajudar bastante alguns leitores que pretendem seguir uma carreira de escritor, ou até mesmo melhorar na escrita.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  17. Olá, Eduarda.
    Dica anotadíssima.
    Isso de desenvolver a linguagem corporal é realmente importante.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi.

    É um post muito útil para quem está escrevendo um livro. Eu não escrevo nada, mas se escrevesse, suas dicas me ajudariam muito. Parabéns pelo post. Tenho certeza que ajudará a muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  19. Sou jogadora de RPG, geralmente jogo by fórum. Isso me permitiu desenvolver muito minha escrita, pois temos que descrever a personalidade, modos de reações, movimentação... É muito interessante ver como os personagens reagem as situações determinadas pelos mestres, então acredito que essa modalidade de jogo ajude demais os escritores. Às vezes é disso que sinto falta na escrita de alguns escritores: a vida daquelas personagens, o detalhamento de suas ações e reações. A descrição é muito importante para ajudar na imaginação do leitor.

    ótima dica de escrita!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Eu amei esse seu projeto dando dicas de escrita, já tinha visto os anteriores mas acho que esse foi o que mais ajudou. Esse quadro então está maravilhoso. Você está trazendo o que eu acho que falta em muitos escritores principalmente do wattpad que é estudo, não só do tema, mas também sobre escrita. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá! Uau! A publicação está completíssima! Uma grande fonte de informação e aprendizado. Um personagem bem construído faz toda diferença. Apesar de eu não está escrevendo nenhum livro as vezes gosto de escrever pequenos textos que tenha alguns personagens e essas dicas é boa para mim. E tenho certeza que para quem está escrevendo também vai ser bem útil. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Quer ser a minha professora de escrita criativa?
    Amei a sua explicação e anotei todas as suas dicas.
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Amei o post, geralmente escrevo só para mim, mas é sempre legal aprender algo novo. Também acho que escrever não é só uma questão de talento, envolve muita prática e estudo para passar aquilo que nós realmente queremos expressar nos nossos textos e nos nossos personagens. Até guardei o link do post para futuras consultas :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  24. Olá Eduarda, tudo bem?

    Eu prefiro textos mais enxutos. Acabo fazendo uma bela leitura dinâmica quando encaro muitas descrições, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie!!
    Linguagem corporal é de extrema importancia nos textos, pois nos dá uma ideia de mais vivacidade ao personagem, parece que estamos vendo um filme sabe...
    Mas por outro lado, ela demais acaba atrapalhando e muito como vc mesma disse... odeio isso!! haha
    Amei a dica

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu amei as dicas. Eu sou uma escritora em inicio e não gosto de publicar o que eu escrevo e concordo que a linguagem corporal é muito importante, porque faz os leitores enxergar com mais clareza o que o personagem esta sentindo ou agindo.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  27. Olá, achei sua postagem extremamente necessária, e já vou anotar algumas dicas trazidas por ti. Sei que para escritores iniciantes, como eu, que venho enveredando por essa área, desenvolver essa parte da história é algo que merece bastante cuidado.

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Muito legal suas dicas, eu ja tentei escrever uns livros e acaba que nunca termino, são dicas muito interessante para por em prática, muito legal

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Que legal!
    Acredito que seu post tenha sido e será de grande ajuda a quem tem esse dom maravilhoso que é a escrita.
    Parabéns por essa iniciativa.
    Ótimo post!!

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Oie!!!
    Achei ótima a sua dica e concordo plenamente que ficar ressaltando as mesmas características das personagens ao longo do livro tona-o entefiante e onclusive parece que o autor está embromando.
    Gosto muito das descrições tanto do local quanto da linguagem corporal das personagens, pois me auxiliam a imaginar a cena e om isso comsigo imerrgir no universo do livro!
    Valeu a dica e vou passar a prestar mais atenção nesse detalhe ao ler!
    Mil Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem?? Eu também adoro (ou adorava) escrever, mas não histórias, não sobre pessoas e sim fatos. Ultimamente tenho me envolvido mais com litura do que com a escrita mas sim, sinto falta as vezes. Acho que a dica que vc deu é de extrema importância para quem quer se dedicar mais a escrever, achei super válida. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oiee
    Tudo bom?
    Achei as dicas bem valiosas e concordo com suas colocações.
    Vou mostrar esse post para uns amigos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá!!
    Pra quem tá iniciando ou já tá nesse ramo de escrita seu post vai ajudar muitooo essas pessoas,e como vc mencionou em alguns livro sinto falta um pouco de linguagem corporal,que pra mim é muito importante em uma leitura!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/01/beco-club-novo-parceiro-do-blog.html#comment-form

    ResponderExcluir
  34. oie, informações sobre a linguagem corporal em um livro é realmente muito importante e interessante mas como você falou, sem exagerar na dose pois tudo que é exagerado demmais não fica bacana. Gostei dos exemplos de linguagem corporal que você deu. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  35. A linguagem corporal é algo de muito importante nos livros, mas alguns escritores acabam fazendo histórias tão corridas que não notamos esse fator, ficando difícil até imaginar como eles são, porém, em alguns casos, pode dar certo.

    ResponderExcluir
  36. Amei todas essas informações num único lugar. Muito bom saber os detalhes e a linguagem corporal de personagens também diz muito sobre a cada personalidade de cada indivíduo.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.