Resenha: P.S. Eu Te Amo

24.3.17


p.s. eu te amo capa livro

Sinopse:

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


Autora: Cecelia Ahern | Ano: 2012
Páginas: 368 | Editora: Novo Conceito
Gêneros: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione no Skoob

cinco estrelas favorito


Em P.s. Eu Te Amo acompanhamos a história de Holly, que vivia em função do marido, Gerry. No entanto, após ele adoecer e, consequentemente, falecer, Holly se vê perdida. O livro começa tratando do luto dela e em como ela se entregou completamente a ele; não se importava em trabalhar, em se arrumar, com a casa, ou ao menos ver outras pessoas. 

A história toma o seu rumo quando Holly recebe uma ligação de sua mãe, que preocupada gostaria de saber se ela estava bem. Nisso ela acaba falando para filha de um envelope endereçado a ela e que já fazia algum tempo que se encontrava em sua casa. Ao chegar lá, ela descobre que Gerry deixou cartas para ela. A lista tinha como objetivo ajudá-la a encarar os primeiros meses sem ele.

Holly, desesperada para ter o seu amado marido de volta, vê nessas cartas a chance de tê-lo perto de si novamente e, principalmente, sentir como se ele não tivesse ido. E é aí que a história realmente começa. Mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa, o foco é o tempo todo apenas Holly, o que impede que se tenha um pouco mais dos outros personagens. Acompanhamos o dia a dia dela e seu processo de amadurecimento e aceitação.  Ainda assim, temos outros personagens bastante importantes: Denise e Sharon, as melhores amigas; Ciara, Richard e Jack, seus irmãos; Daniel, dono de um pub e que se torna um grande amigo; entre outros.

"Por que as pessoas tinham que crescer? Queria ser irresponsável, queria receber cuidados, ter alguém para dizer que ela não precisava se preocupar com nada, porque outra pessoa cuidaria de tudo."

Mesmo a autora conseguindo trazer uma visão dramática e verdadeira do sofrimento de Holly, ainda temos trechos de humor e relaxamento. P.s. Eu Te Amo é um livro que fala sobre a vida, pois passa longe de ser apenas mais um romance; trata sobre família, amigos e que mesmo quando algo inesperado acontece, ainda podemos viver. A história é fluída, mas o meu ritmo de leitura foi um pouco mais lento do que deveria, principalmente pela narrativa densa e a quantidade de páginas.

O que me deixou mais encantada é o fato de o amor de Holly e Gerry ser palpável até mesmo após a morte, demonstrando o quão forte e verdadeiro era. Mas na minha opinião, a morte dele foi necessária, mas, como eu disse antes, Holly vivia em função apenas dele, sem ter os próprios sonhos e ambições, nem mesmo parava em nenhum emprego. Ela era acomodada, e a morte de Gerry fez com que ela levantasse, abanasse a poeira e criasse um rumo para a própria vida. 

Após os dez envelopes abertos, Holly sabia que pode continuar sem ele, porém, sabia também o quanto o seu marido a conhecia bem. Gerry, mesmo sendo apenas uma lembrança, se tornou um dos personagens mais cativantes de P.s. Eu Te Amo e, ao final, sabemos que nada mais do que resta é saudades e uma vida pela frente. 

Em resumo: apesar dos personagens secundários não serem do tipo que nos apegamos, o livro é emocionante e maravilhoso em suas reflexões. Se tornou um dos meus livros favoritos. Recomendo para aqueles que gostam de histórias profundas.


desafio literário livreando 2017 banner
Livro escrito antes de 2007

Este livro completa o item "Livro escrito antes de 2007", uma vez que a sua primeira publicação foi em setembro de 2003.

Como estou tendo dificuldades de ler livros não acadêmicos devido a faculdade, resolvi mudar um pouco. Irei cumprir os itens do desafio, mas não necessariamente naquele mês. Desde que eu leia até o fim do ano, vou considerar como uma vitória.

Confira mais do desafio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.