Resenha: A Bela e a Fera

29.3.17

a bela e a fera poster



Sinopse:

Moradora de uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson) tem o pai capturado pela Fera (Dan Stevens) e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade dele. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.



Título Original: Beauty and the Beast | Estreia: 2017
Dirigido por: Bill Condon | Duração: 129 minutos
Classificação: Livre | Gêneros: Família, Fantasia, Musical
País de Origem: Estados Unidos da América


A história de A Bela e a Fera todos nós já conhecemos. Mas relembrando: Bela é uma jovem que mora com o pai, Maurice, em uma pequena aldeia. É uma jovem bem além do seu tempo, que quer mais do que a vida lhe permite ali. Ela adora ler, e por causa disso, é considerada "estranha" pelos moradores do local. Já seu pai, é um inventor e quer muito ser reconhecido por suas criações. 

No início do filme somos apresentados também à Gaston: um homem muito orgulhoso de si. Bonito, forte... Aquilo que todas as jovens da aldeia almejam ter como marido. Mas ele tem olhos apenas para a nossa querida Bela, que se recusa a ser sua esposa.

Em determinado momento, Maurice sai da aldeia junto de sua invenção. Porém, ele se vê perdido em seu caminho e encurralado por lobos. E é aí que o filme realmente começa, pois ao pedir abrigo no castelo da Fera, ele se torna um prisioneiro. Bom, o resto é história, certo?

Vamos às considerações... Em geral, o filme é lindo do início ao fim. É exatamente tudo aquilo que os fãs da animação esperavam. A semelhança das cenas é tão grande que pode ser considerado "cópia". Não sei se a sensação de nostalgia foi o que mais me agradou ou se a falta de originalidade foi o que mais me desagradou. Acho que nunca vou saber realmente.

A Bela e a Fera foi um filme de altos e baixos, ia de zero a dez em segundos. Para tornar a leitura mais fácil, vou falar dos aspectos positivos primeiro. Confesso que a Bela sempre foi uma das minhas princesas favoritas e é bem difícil falar dela de um ponto de vista neutro, mas prometo tentar.

Boa parte do filme foi recheado por músicas, principalmente as clássicas da animação. Mas, além disso, somos agraciados por músicas novas. Uma cena em especial, quando a fera canta sozinha, me deixou muito emocionada. Nesse meio, outra coisa que me agradou muito foi o fato da história tanto da Bela quanto da fera serem aprofundadas, dando um ar mais dramático para a produção.

a bela e a fera dança

O figurino estava maravilhoso e as cores do filme mais ainda. Confesso que eu gostaria de ter visto mais "brilho" no castelo da Fera, mas isso dá pra relevar. Por falar em castelo, a dublagem da mobília foi tão bem feita que poderia dizer que era real, fiquei bem impressionada. Aliás, Lumière roubava a cena toda vez que ele aparecia.

Como nem tudo são rosas (sacaram o duplo sentido aqui?), vamos aos pontos negativos. Em primeiro lugar o que mais me deixou desanimada foi a falta de realidade geral do filme. De que forma? A Fera foi totalmente computadorizada, o que fez com que perdesse totalmente a emoção pela limitação das expressões do ator. Voltando a mobília... O visual ficou muito artificial e feio.

Em resumo, pela história ter sido corrida, quando começavam as cenas de "drama", cortavam quase que imediatamente. Isso me deixou bem frustrada. Outra coisa que foi prejudicada pela correria foi a química do casal principal, que foi bem insuficiente. Senti como se a aproximação deles tivesse sido forçada.

Falando sobre as atuações: o destaque do filme foi Gaston, que apesar de ter se tornado o "vilão", Luke Evans se entregou completamente ao personagem, pegando a sua essência de uma surpreendente. Uma pena que não posso dizer o mesmo sobre Emma Watson no papel de Bela. Bom, o que eu posso dizer é que eu esperava mais dela, principalmente porque sou uma grande fã dos seus trabalhos.

Por fim, houve algumas coisas que me deixaram com um ponto de interrogação na cabeça. Mas não vou me estender sobre isso senão perderá a graça para aqueles que ainda não assistiram. 

A Bela e a Fera foi bem menos do que eu esperava, embora isso não tenha me impedido de me encantar novamente com essa linda história.


E vocês, o que acharam? Me contem tudo!


8 comentários:

  1. Oi Eduarda, assisti o filme logo quando estreou, estava muito ansiosa com a estreia. Eu gostei muito do filme pela fidelidade com a história da animação, o destaque do filme realmente foi Gaston, o Luke Evans é ótimo, até recomendo caso não tenha olhado, Drácula: a história nunca contada, foi onde eu conheci o trabalho dele. E realmente, faltou um pouco de química entre a Bela e a Fera, mas o filme ficou tão lindo que isso acaba se tornando um pequeno detalhe.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Primeiramente, obrigada por estar sempre comentando aqui no blog, significa muito!
      O filme é lindo, eu amei, mas sempre pode melhorar, né? Com certeza vou assistir de novo muito em breve. Quanto a Luke, eu acho que já assisti esse filme, mas não liguei ao ator, acredita? E de fato, um mero detalhe de tanta coisa linda.
      Abraço!

      Excluir
  2. Ficou muito lindo o filme, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Vejo tanta gente falar desse filme que cada vez mais tenho curiosidade em assistir, haha.
    Gostei do blog, parabéns
    http://oxenteleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim, e você?
      Assista, tenho certeza que vai gostar, mesmo com os pontos negativos. É lindo!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog, espero poder te ver mais vezes por aqui. Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi Eduarda eu sou tão fascinada com a Bela e a Fera que não percebi nenhum dos pontos negativos que você citou. Eu simplesmente Amei o filme. De qualquer forma foi bom conhecer Outro ponto de vista de alguém não tão fascinada como eu.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que não tenha sido tuuuuudo o que você imaginou.
    Mas fiquei curiosa para conferir.
    Gosto tanto da história rs.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.