Resenha do Livro: Notas de um Megalomaníaco Minimalista

14.1.17


resenha notas de um megalomaníaco minimalista


Autor: Matheus Peteleiro | Ano: 2016
Páginas: 83 | Editora: Giostri
Gêneros: Novela, Romance | Adicione no Skoob




Notas de um Megalomaníaco Minimalista
Sinopse:
Uma novela, um romance, uma história de amor, ou um simples debate existencialista de caráter profundo e linguagem popular. São estas algumas das maneiras as quais pode ser denominada essa obra, que, na verdade, é muito mais que uma história, um relato, um desabafo.
Uma história contada por um rapaz que discute sobre tudo o que teme e lhe agrada, um relato sobre os seus egoísmos e suas formas de buscar a grandeza nas coisas mais simples, um desabafo aos ouvidos de uma moça que sorri e esbanja estilo enquanto tudo que deseja é perpetuar aquele momento.
Notas de um megalomaníaco minimalista é uma manifestação do autor em torno das aflições contemporâneas e das suas próprias também. Ou, talvez, apenas um singelo registro do conjunto de inquietações de um mundo globalizado, sob a face de um rapaz e uma moça num dia ensolarado frente ao mar.

marcador


Notas de um Megalomaníaco Minimalista foi o meu primeiro contato com a escrita do autor Matheus Peteleiro e foi uma grata surpresa. Recebi o e-book em parceria com o próprio autor e é o tipo de leitura que dá para fazer em apenas uma sentada, e não somente pelas poucas páginas, mas também pela escrita fluída e profunda. Matheus usa um tipo de literatura com um gostinho de crônica juntamente com um estilo próprio.


A história gira em volta de apenas um cenário, onde o nosso narrador conhece Letícia na beira da praia. Ele se identifica imediatamente com ela e começam a conversar. Letícia é uma personagem muito interessante: misteriosa, cheia de segredos. Aos poucos eles vão dividindo opiniões e experiências, falando sobre coisas banais e outras nem tanto assim. E em meio a tudo isso, o rapaz (narrador) explora os seus pensamentos, trazendo profundas reflexões sobre o nosso mundo e a nossa forma de pensar. 

Confesso que durante a leitura eu tive arrepios, pois os diálogos são inteligentes e instigantes, cheio de comentários polêmicos e que me fez refletir durante horas após a leitura chegar ao fim. Ao chegar ao fim, estava satisfeita, mas ainda queria muito mais, principalmente pelo fato das metáforas presentes no texto. 

Matheus nos instiga a pensar e é isso é uma importante característica de bons autores (não que os livros leves e de entretenimento devam ser dispensados). Assuntos contemporâneos que qualquer um pode se identificar, ou não, e foi isso que mais me encantou: o mar de possibilidades, de caminhos, de futuros, passados e, principalmente, o presente da nossa sociedade. Pensei em assuntos que nunca pensei que passariam pela minha mente, e me senti grata por essa nova experiência.

Prefiro não dar detalhes a respeito dos temas, pois acabaria contando toda a história. Garanto que é como se participássemos da conversa entre Letícia e nosso narrador questionador. Além disso, podemos sentir uma pontinha de romance durante os capítulos o que nos instiga ainda mais, mas dessa vez para o lado da ficção. Tenho só elogios para dar para Notas de um Megalomaníaco Minimalista.






26 comentários:

  1. Interessante a proposta do livro, os livros "leves" são bons, mas livros assim, que nos fazem pensar em coisas importante para nossas vidas são super necessários!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima e igualmente envolvente. Na verdade, fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características apresentadas. É um gênero que chama muito a minha atenção, e pelo que pude compreender por aqui, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do titulo, me deixou instigada, você não deu muitas pistas na sua resenha mas foi o suficiente para me deixar extremamente curiosa sobre os assuntos abordados. Achei a capa super simples e ao mesmo tempo muito profunda fazendo relação com o título.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduarda.
    Gostei da premissa do livro. Essas obras que instigam o leitor a pensar são a minha praia.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Faltou algo nesse livro para que me fizesse querer lê-lo! Mesmo você falando bem dele na resenha a unica coisa que me deixou curiosa foi sobre os assuntos, de resto passo a dia quem sabe numa próxima!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Não conhecia a obra, mas não me senti instigada a ler. A premissa é até interessante, mas não foi algo que me encheu os olhos. A estória parece ter seus pontos positivos igual alguns que você citou, mas não me sentir atraida então deixo a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Agora quero ler! Como assim prefere não comentar sobre os temas? rá
    Eu não sei exatamente explicar, mas tenho certeza que vou gostar de ler esse livro e se vc leu em e book deve estar sendo vendido na Amazon. Será?

    ResponderExcluir
  8. Oiee Eduarda ^^
    Eu ainda não conhecia o livro, e nem o autor, mas fiquei curiosa a respeito da obra depois de ler as suas impressões. E, pro livro deixar a gente arrepiada, tem que ser bom mesmo, né? Fiquei realmente curiosa para conhecer, espero ter a oportunidade logo.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Oi Eduarda,
    Não conhecia esse livro e a trama apesar de parece que não será muito de meu agrado me deixou curiosa, já que você não revelou o tema, para manter a surpresa de quem for ler. Talvez eu dê uma chance ao livro, já que ele está na Amazon e rapidinho leio livro em e-book.
    E mesmo que eu não chegue a gostar, temos que prestigiar nossos autores.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Eu adoro quando a gente consegue ler um livro e pensar, refletir, sair um pouco da nossa bolha. Eu não conhecia o trabalho do autor, mas confesso ter ficado curiosa com o seu processo de criação da história. Adorei a sua resenha e com certeza anotei a dica. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá, ainda não conhecia o autor e me parece ser um livro que nos faz refletir sobre coisas profundas, além de que estou numa vibe de ler nacionais e reconhecer nossos talentos, parabéns pela resenha e obrigada pela dica!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Apesar de suas opiniões muito positivas sobre o livro, a premissa não me chamou em nada a atenção. Uma pena, porque pelo o que você falou parece ser um livro realmente interessante. Infelizmente não faz meu estilo de leitura e acho que não seria agradável para mim, então vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, achei legal a premissa do livro porém não me encantou a ponto de procurar pra ler. É uma pena pois adoro livros com diálogos fortes. Mas fico feliz que você tenha gostado, pois mostra a todos que livros nacionais também podem ser bons. Devido aos preconceitos de muitos brasileiros. Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Não consegui decidir se gostaria ou não de ler. Claro que livros que nos fazem refletir são essenciais na vida, e gostei disso que você disse que dá pra se sentir participando da conversa, principalmente pelos diálogos serem inteligentes e instigantes. Mas algumas coisas me fizeram ficar com o pé atrás, como o livro ser tão curtinho, a presença de metáforas e esse quê de crônica que a obra possui.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Gosto de livros onde o autor nos faz pensar. Nos faz ver outras maneiras de observar o que nos cerca.
    Essa presença de metafóras na história me deixa bem animado pela leitura do livro, pois é algo que não é muito comum nestes livros, só não sei se teria paciência de ler em ebook mesmo sendo curto.

    ResponderExcluir
  16. Oiee...
    Para começar... Adoreeeei o título do livro!! rsrs
    Também adoro autores que nos fazem pensar, e o uso de metáforas pareceu contribuir com isso.
    Ótima resenha, espero poder ler o livro em breve...
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Eduarda! :D
    Adorei a forma como você descreveu a história, de ser uma conversa entra duas pessoas e dos temas abordados na conversa nos fazerem refletir. Achei a ideia do autor simples, mas ao mesmo tempo muito interessante.

    Parabéns pela resenha instigante que me fez ter vontade de realizar a leitura desse livro que não é muito o meu estilo...
    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  18. Desde quando eu vi esse livro pela primeira vez eu fiquei bem intrigada com o título. A sinopse é bastante instigante também e o fato de você não querer dar detalhes quanto aos temas trabalhados me deixou bastante curiosa. Espero poder lê-lo em breve. Beijos

    Ps: gosto da narrativa de narrador questionados, vemos isso na escrita de Machado de Assis por vezes.

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Não conhecia o autor nem o livro, mas sua resenha me deixou curiosa.
    É uma proposta diferente e o livro parece ser bem reflexivo, interessante saber que você ficou pensando nos temas levantados depois da leitura.
    Anotei a dica e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  20. Olá !
    Não conheço nem o autor e nem o livro.
    Mas só por ele ter criado uma personagem com meu nome, já fiquei curiosa. Todos gostam de Letícia. =p

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não costumo ler esse tipo de livro, mas lendo sua resenha fui ficando curiosa, pois eu gosto bastante de obras que me instigam a pensar e essa parece abordar bons temas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Eduarda
    Deu para perceber o quanto você gostou do livro. Tem poucas páginas e o autor conseguiu te impressionar transmitindo muito com poucas palavras. Gosto de livros com dialogos inteligentes.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Desconhecia a obra e o autor, mas achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa para conferir a conversa do personagem com Letícia e quem sabe desvendar alguns de seus mistérios!
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro e o que mais me deixa ansiosa pela leitura são os diálogos inteligentes!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. Conheço o autor, mas ainda não consegui ler nenhum de seus livros por conta da falta de tempo.

    Sua resenha me fez ter vontade de me embrenhar por este livro, pois adoro textos que me fazem refletir. Mesmo tendo algum romance (não sou muito fan), o livro parece ser muito bom!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor e nem a história, mas gostei dá premissa e gosto de livros que de certa forma nos fazem pensar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Confesso que achei esse livro peculiar eu pelo menos nunca tinha visto antes um livro que o cenário fosse o mesmo diante de toda a horários com diálogos sobre temas diversos que nos faz pensar. Por ser algo tão diferente giauei bem curiosa paraer e saber como o autor se encaixou nisso e os temas que nós levam a refletir.
    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.