Resenha do Filme: Donnie Darko

2.11.16



Título Original: Donnie Darko
Dirigido por: Richard Kelly
Ano de Estreia: 2001
Avaliação: 5/5

Sinopse: Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão. (Fonte: AdoroCinema)




Olá, tudo bom com vocês? Venho aqui trazer mais uma resenha cinematográfica. Dessa vez com Donnie Darko.


Donnie Darko é um filme de 2001 de ficção científica, drama e terror, escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly. O filme é homônimo ao personagem principal, Donald Darko, estrelado por Jake Gyllenhaal, ator que também trabalha em O Abutre (2014). Donnie é um garoto que aparenta possuir esquizofrenia, faz sessões com uma psicóloga periodicamente e toma medicamentos controlados.

Antes de falar mais sobre o filme, gostaria de mencionar mais alguns nomes do elenco principal: Drew Barrymore, Patrick Swayze (Ghost: Do Outro Lado Da Vida), Daveigh Chase (do filme O Chamado).

O filme, apesar de ser de 2001, se passa em outubro de 1988. Sobre a parte das filmagens, imagem e cenas, posso dizer que o filme é diferente, porém de qualidade. Há vezes em que a câmera utilizada aparenta ser antiga e te leva a crer que o filme realmente é de 1988, mas também há vezes em que se nota que foi filmado com câmeras de maior qualidade visual. Do início à metade do filme, as cenas são bem curtas e sequenciais e ao longo da obra se tornam mais trabalhadas e longas.

A trilha sonora é bem encaixada no filme, e inclui músicas que te fazem sentir como se estivesse nos anos 80. Algumas são: Head Over Heels, Under The Milky Way e Mad World. Além disso, as músicas ambientes são de extrema qualidade e dão o clima de suspense exato para um filme como esse.

Cada personagem apresentado ao longo do filme tem um papel importante na história que se desenvolve e se encaixa ao final dela. Todas as pessoas que Donnie tem contato, são parte de um grande plano proposto por Frank, o amigo imaginário vestido em uma fantasia de coelho, que dá ordens a seu amigo, que se utiliza de vandalismo e agressividade para tudo dar certo no final, o fim do mundo.




"Por que você está usando esta fantasia estúpida de homem?" - Frank, The Bunny Rabbit




O filme apresenta grandes teorias relacionadas à viagem no tempo e é isso que dá um ar de ficção científica a ele, junto ao seu drama e suspense/terror. A medida que assiste, algumas peças vão se encaixando e o filme se esclarece um pouco mais até as cenas finais.

Sem dar spoiler, o que tenho a falar sobre o final, é que o encerramento do filme é aberto à diversas teorias, talvez o filme com o final mais confuso e chocante da história. Eu mesmo tenho minha teoria, mas não acredito que seja a mais próxima da correta. 

Bom, para mim, é um filme sensacional, uma obra prima para o cinema. Particularmente adoro esses filmes que fazem você querer ver de novo e mesmo assim ficar pensando nele dias e mais dias.



E você? Já assistiu ao filme? Se não, vá ver agora mesmo, está disponível na Netflix. Se sim, me diga nos comentários, qual a sua teoria para o final?







26 comentários:

  1. Assisti esse filme faz um tempo, nem lembro mais, rsrs. Comprei o livro, agora preciso assistir de novo.

    Adorei a resenha!!!

    Bjkssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de assistir a esse filme, só vejo comentários positivos sobre ele. Espero gostar (e entender pelo menos um pouquinho da história hahaha). Beijos!

    https://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Igor, tudo bem?

    Eu ainda não vi, mas tenho vontade, já li várias resenhas positivas e gosto dessa mistura de ficção e suspense! Adorei a dica.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse filme. Eu não lembro se já o assisti, mas lendo seus comentários, provavelmente ainda não, mas achei interessante e pretendo conferir sim. Acho legal sobre teorias diante de viagens no tempo, então isso é o que mais me chama a atenção.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Igor,
    Ainda não tive a oportunidade de conferir esse filme, mas já anotei a dica. Gosto de filmes que tem como elementos transtornos psíquicos, eles sempre me chamam a atenção. O fato de ter viagem no tempo, tbm me chama a atenção em filme, apesar de não ser grande fã. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu não tenho coragem para ver um filme assim não... Olha essas imagens, e essa história? Definitivamente não é para mim não kk Eu sou muito medrosa, então filmes assim eu pulo fora e tento passar o mais distante possível! Mas fico feliz que esse seja um filme que você gosta muito e queira sempre rever.
    Um beijo
    wwww.brookebells.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o filme, mas ele parece ser bem interessante, vou assistir ele depois na netflix, pra começar as férias com estilo haha

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que já tinha ouvido falar no filme, mas não lembrava o enredo. Achei a questão da viagem no tempo interessante e a trilha sonora que você citou, deve ser ótima.
    Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Igor, tudo bem?
    Já me falaram muito bem desse filme, mas não vi até agora porque quero ler o livro antes. Mas sei que vou acabar vendo o filme antes do livro, minhas leituras estão super atrasadas e não ligo muito para ver o filme e depois ler o livro, sabe? Enfim, sua resenha só me fez querer ver agora, mas agora não posso! hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá eu nunca tinha ouvido falar desse filme , embora ele tenha um elemento que eu goste muito que é o fato de deixar teorias abertas para o final. Amo pensar qual é o final provável e criar teorias na minha cabeça.

    Porém, eu sou muito medrosa para ver um filme de terror, mesmo tempo elementos que eu gosto.

    Vou dar a dica para meu afilhado que ama descobrir coisas novas na Netflix. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá.

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei suas impressões. Fiquei com uma super vontade de ler e já adc na minha lista para assistir em breve na Netflix. Eu gosto muito de viagens no tempo e tramas com ficção cientifica, então tenho certeza que vou curtir.
    Fico feliz q vc tenha gostado.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Igor!
    Eu assisti esse filme já faz uns 2, 3 anos e eu AMO ele. Não sou das maiores fãs de ficção cientifica, mas esse é perfeito - até porque tem essa mistura com o terror que eu adoro.
    Aquele final é de deixar a gente pensando por horas depois que assiste. E nem sei se tem uma resposta totalmente certa para ele.
    Realmente a trilha sonora dele é muito boa. Adoro "Mad World" e combina muito bem com a áurea do filme. E o elenco é formado por hoje ótimos atores.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  13. Olá Igor,
    Não conhecia esse filme, mas não tenho o costume de assistir muitos filmes. Fiquei bem curiosa com relação a forma como o roteiro aborda todos esses pontos, viagens no tempo, suspense e terror. Só não acho legal o final não ser fechadinho.
    Como é um filme que está disponível na Netflix, acho que darei uma chance a ele.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o filme, mas achei uma combinação interessante entre terror, viagem no tempo e suspense. vou anotar a dica para ver se assisto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sou muito fã de filmes, mas com essa resenha e por ele estar no netflix, tem uma grande probabilidade de dar uma chance. Esse lado da ficção parece deixar a história mais interessante e além desse elenco sem muito bom, acho que vou agorinha saber o final dessa história hehehe.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Igor, tudo bem?
    Todo mundo que conheço que ja viu esse filme tem sua teoria, rsrs.
    Alguns dizem ser um filme difícil de entender, e como não assisti ainda não tenho opinião formada sobre. Porém, parece ser uma trama legal e com uma crítica boa.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Igor

    Eu não conhecia esse filme, acredita? E tem nomes de peso no elenco, então como eu nunca ouvi falar dele? rsss
    Fiquei curiosa quando você disse que ele talvez seja o filme com o final mais confuso e chocante da história. Vou anotar aqui para não esquecer dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Assisti ao filme já a um bom tempo por indicação de um amigo, mas já não lembro de muita coisa só que achei o final bem confuso mesmo.
    Estava procurando o filme para assistir novamente mas não consegui encontrar ai acabei desistindo. Vou procurar novamente.
    Adorei saber suas impressões sobre o filme.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Acredita que nunca assisti a esse filme? Morro de vontade de ler o livro e assistir a obra e saber que ela é cheia de viagens no tempo e pode ser considerada uma obra prima do cinema é muito legal. Acho que já sei o que vou assistir hoje à tarde.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Igor... muito boa essa sua resenha hein?
    Mas deixa eu te contar... eu tenho um certo problema com terror... gosto muito de filmes de ficção cientifica, mas terror é algo que nem em sonho funciona pra mim, por isso não assistiria :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Bem, eu fujo de qualquer filme que mencione a palavra terror no seu enredo, então esse, muito provavelmente, é um filme que eu não assistiria nem que alguém me pagasse para isso. No entanto, você citou o tema Viagem no Tempo e o ator Patrick Swayze e esses dois motivos, com certeza, me fariam querer ver o filme Na verdade, estou aqui travando uma guerra para saber se meu medo é maior que minha vontade de ver o Patrick atuando. Enfim, vou anotar dica, quem sabe um dia eu assista.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  22. Oi Igor
    Apesar desse filme não ser dos meus gêneros favoritos, passei a ter mais curiosidade depois que a Darkside lançou o livro.
    E confesso que a sua resenha também está tão incrível e completa que aumento essa vontade. Quero ver o que esse amigo imaginário coelho apronta.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Anônimo12.12.16

    Oi, Igor!

    Esse gênero não é meu favorito, mas aos poucos estou tentando mudar isso por incentivo de amigos, haha. Fiquei curiosa com esse pela sua resenha, e já que ele está disponível na Netflix, vou dar uma chance. Obrigada pela dica, está anotada!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Só descobri que existia esse filme por causa do livro que tem na Darkside.
    Adorei sua análise sobre o filme e fiquei super interessada na história. Adoro essas histórias que falam sobre viagem no tempo e tal.
    Adorei a indicação. Vou assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oi Igor, tudo bem?
    Acho que sou a única pessoa na Terra que não viu esse filme ainda, eu adoro o tema e acho bem interessante esse enredo, bem diferente na verdade. Vou ver quando me sobra um tempinho e vou correr na Netflix assistir. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.