Pote da gratidão: uma dica para ser mais feliz

3.1.17


banner postagem pote da gratidão

O que é um Pote da Gratidão? Qual o seu objetivo? 


Muitas vezes nos deparamos com situações que nos deixam para baixo por muito tempo, seja o dia inteiro, seja um semana ou quem sabe o ano todo? O principal motivo de isso acontecer é o fato de não encontrarmos a alegria em nosso dia a dia, nos tornamos cegos para os pequenos momentos bons. E é daí que surgiu a ideia do Projeto Gratidão.

Se trata de um pote onde colocamos pequenos papeis com algo que nos fez gratos naquele dia, não importa o que seja. Vem comigo e saiba mais!



Ideais para potes da gratidão



Nas minhas metas para 2017 comentei que esse é um dos projetos que pretendo realizar ao longo desse ano. Eu já comecei e posso afirmar que a gratidão é algo que deve mesmo ser praticado, principalmente para aquelas pessoas que não são naturalmente gratas - eu no caso. 

Nesses dois primeiros dias do ano tive certa dificuldade de pensar no que escrever no papel, pois nada realmente me "agradava". Mas sempre tem algo. O Pote da Gratidão serve exatamente para isso, nos ajudar a ver alegria mesmo em momentos ruins. A felicidade é tão passageira que mal notamos quando elas passam diante de nós.

O Pote da Gratidão funciona assim: você vai separar um pote, uma caixa, uma jarra, enfim, o que achar melhor, deitar separado um bloquinho de papel ao lado para se lembrar de escrever todos os dias aquilo que você se sente grato por ter acontecido. Foi passear com o cachorro? Receber um abraço de uma pessoa querida? Sentir-se seguro? Ou quem sabe passar o dia inteiro relaxando com um bom livro? Coisas pequenas que podem fazer a diferença em nossa vida!

No final do ano, você vai separar um tempo para ler um por um dos papéis que você colocou no pote. Afinal, como eu disse, o objetivo do projeto é perceber que talvez aquele seu ano péssimo não foi tão terrível assim. Incrível, não?

Lembrando que não há regra quanto a decoração, você pode fazer como quiser! O importante é que você se lembre que o Pote da Gratidão está ali e que você deve usá-lo. Deixei alguns exemplos bem legais que procurei no nosso velho amigo google ali em cima como exemplo para vocês.


E aí, se sentiram tentados como eu em participar? Já fizeram alguma vez? Deixem aí nos comentários a opinião e a experiência de vocês, vou adorar saber!



Parágrafos e Travessões

26 comentários:

  1. Nossa, que ideia bacana! Sempre quis fazer algo do tipo... Pretendo começar um! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a diferentona, que vai usar o pote de WheyProtein como pote de gratidão hehe.
    Já anotei vários de ontem pra hoje e até me surpreendi! É interessante porque a gente pode anotar coisas tão simples e que não necessariamente são grandiosas, mas que são sim importantes e que nos fazem feliz. Anotei que minha cachorrinha parecia doente mas ela ficou bem :)
    Ah, e eu também coloquei uma carta que eu fiz pra mim no início do ano pra eu ler quando abrir o pote no fim do ano :D

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a ideia... Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei o projeto, e realmente é uma ideia incrível, e merece muito ser compartilhada para o máximo de pessoas. Eu fui conhecer apenas hoje, mas achei que vale muito a pena, especialmente por conta da reflexão que podemos encontrar diante disso.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Sua idéia é muito boa e realmente deve ser praticada por todos.Às vezes, damos tão pouca importância par as pequenas coisas que acontecem em nossas vidas e esquecemos de agradecer por elas terem acontecido. Se prestarmos atenção em cada pequeno acontecimento, vamos ver que temos muito mais a agradecer do que realmente a reclamar, porque só enxergamos os "grandes acontecimentos" e não nos percebemos do pequenos que realmente preenche a nossa vida. Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Eduarda, acho a iniciativa ótima e será um exercício gostoso de fazer para quem não tem o hábito de apreciar as boas coisas da vida, sejam pequenas ou grandes. Porem eu já faço isso diariamente, então, não é uma pratica que adotarei, mas seguirei agradecida por ser tão privilegiada na vida.
    Um beijo carinho pra ti
    MEU AMOR PELOS LIVROS

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    eu vi isso no começo do ano passado, até me propus a fazer mas nunca lembrava e acabei desistindo. Agora me propus a fazer todo dia uma foto de um bom momento, assim não esqueço. Espero que consiga, pois é algo que realmente compensa.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Eduarda, tudo bem?
    Parabéns pela iniciativa, era desconhecida pra mim.
    Mas amei a ideia, pretendo fazer sim.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Duda, acho a ideia suuuuper válida, e apesar de já ser dia 04, acho que vou começar o meu mesmo assim.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vi que muitos blogueiros estão fazendo este pote e é realmente uma ótima ideia.

    É sempre bom ser grato pelas pequenas coisas boas que recebemos, nem que seja apenas aquele ventinho fresco num dia calorento!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,

    Vou fazer com certeza. Acho muito importante sermos gratos por tudo, desde o momento em que abrimos os olhos até o momento em que voltamos para cama. Eu sou grata por você ter compartilhado a ideia. Feliz 2017.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu fiz um post sobre isso no meu blog também, só que mudei o nome para Pote da Felicidade, achei mais a minha cara rs. Espero muito que no fim do ano ele possa estar cheio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Bem legal essa proposta, Eduarda. Acho que vou fazer.
    Ser grato sempre é um bom negócio.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  14. olá Eduarda,
    Estou vendo muitas pessoas aderindo à essa ideia e acho que vou tentar fazer também. Já tentei uma vez, mas não consegui, não deu muito certo. Não escrevia e me senti meio triste, mas tem que ser algo mais espontâneo e estou disposta a arriscar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    É sempre bom fazer esses exercícios né? Nós seres humanos temos uma mania de nos lembrarmos só das coisas ruins que aconteceram e esse pote é excelente para nos lembrar tudo de bom que a vida nos proporciona, ainda que em pequenos momentos. Estou fazendo o meu também e vou te falar, você não foi a única que encontrou dificuldade para escrever nos primeiros dias viu.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Estou pensando muito em fazer esses potes. Tinha visto alguns modelos no Facebook, mas de inicio não me senti atraída para fazer. Mas, pensando melhor, acho uma ótima ideia.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu tenho esse pote desde o ano passado que eu ganhei de presente e tenho que dizer que desde que o ganhei ele permaneceu da mesma forma. 2016 foi um ano muito intenso de coisas não tão boas e por isso acabei nem fazendo, mas desejo esse ano poder realizar e encher o meu (se parece com o da penultima imagem). E espero que você também! E que 2017 traga coisas boas <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Eduarda, achei a ideia muito boa, e vou tentar fazer para mim. Precisamos dar valor as pequenas coisas, ao que nos faz feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Achei tão legal essa ideia, é muito bom para ver as pequenas coisas que nos fazem felizes e acabamos esquecendo ou deixando de lado. Eu com certeza vou fazer um!
    Espero que tenhas um ano ótimo e cheio de felicidades e realizações!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, a ideia do pote realmente é algo que me encanta, afinal ao invés de ficarmos lembrando de coisas ruins que nos aconteceram, relembraremos de tudo de bom. E é algo que sempre devemos fazer.

    ResponderExcluir
  21. Eu amo esse projeto. Já faço ele há dois anos e não há nada mais gratificante. Gosto de chegar ao final do dia e colocar no pote todos os meus bons momentos. A experiência em abrir no final também é única. Você irá amar!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    É a segunda vez que vejo sobre esse post hoje e estou muito tentada a fazer também! O que é ótimo, porque sempre acabamos esquecendo as pequenas alegrias de nossas vidas! Espero que ele se encha de muita felicidade e no final do ano mostre o resultado para a gente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Estou vendo alguns blogs aderindo a esse projeto e estou achando super legal!!
    O ideal que ele passa para sermos mais gratos por pequenos acontecimentos ou gestos e nos lembrarmos dele depois é muito interessante e estou curiosa para saber quais serão esses momentos para você ao final do ano.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Tenho visto vários blogueiros aderindo a essa ideia e estou pensando "por que não?". É muito importante sermos gratos pelo que temos. Devemos parar de reclamar das coisas e enxergamos o que ganhamos.
    Espero que o seu 2017 seja repleto de coisas a serem gratas.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Eu vi o Tony fazer , mas com o chamado Pote da felicidade. Acredito que a Gratidão é um sentimento que eleva o ser humano. São poucos os que tem a capacidade de desvencilhar e ser grato por tudo o que recebe ou aquilo que n deu certo.
    Desculpa comentar só agora, minha internet era o 3G, mas fico tão animada cada vez que entro aqui. Desejo cada vez mais que seu blog cresça!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a sua ideia e estou até pensando em colocar ela em prática! Os dias passam e no final das contas só conseguimos nos lembrar das coisas ruins que acontecem conosco. Essa ideia do pote ajuda, e muito, a nos lembrarmos das coisas boas da nossa vida também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.