Resenha do Livro: Noites de Verão

26.11.16




Autora: Luísa Aranha
Editora: (Autora Independente)
Avaliação: 5/5
Marque no Skoob - Compre com a Autora

Sinopse: Uma mulher que só pensa em casar, uma pessoa que se sente marciana, encontros, desencontros e reencontros de amor, um homem que se sente atraído por uma mulher, uma mulher que se apaixona novamente pelo colega de escola, alguém que é traído, alguém que está apaixonado e alguém que sente uma saudade infinita.
Sentimentos, palavras, alucinações, sonhos e vontades. Medos, loucuras, desejos, poesia, prosa, causos, lágrimas e amor.
Misturou todos os ingredientes? Então agora abra o livro e saboreie. Noites de Verão é uma coletânea dos melhores contos e crônicas do blog Causos & Prosas.


Sim, eu sei que fiquei devendo resenha desse livro, mas finalmente consegui escrever! Meu tempo andava curto por causa da faculdade, no entanto, agora que o semestre acabou e eu consegui me livrar de provas e trabalhos, sentei confortavelmente de frente ao computador e me coloquei a escrever. Agora vamos deixar de enrolação e ir ao que interessa.

Há algumas semanas eu anunciei a parceria com a autora Luísa Aranha (vocês podem ler um pouco mais sobre ela aqui) e ela gentilmente me cedeu o e-book do seu livro de contos Causos & Prosas. Vou confessar que inicialmente eu aceitei fazer a leitura apenas para sair da minha zona de conforto, tanto com e-books quanto com coletâneas de contos, e me surpreendi positivamente.

Luísa tem uma escrita bem precisa, mas delicada ao ponto de chegar ao leitor de uma maneira única. Me identifiquei profundamente com alguns dos contos e crônicas, mesmo que nenhuma das situações descritas foram vividas por mim. E acredito que é exatamente isso que um bom autor faz: cria um personagem real possível de identificação. Devo parabenizá-la por tanto talento.

Os contos são bem curtos, a maioria não passa de três páginas. Confesso que em alguns, fiquei desejosa por mais, imaginando uma longa história em volta das personagens. O livro é separado em duas partes. A primeira parte é chamada de "Causos", que me deram uma sensação de divertimento, histórias com lições e outros. Já a segunda parte, que tem o nome de "Prosas", é uma separação para as crônicas, diretas e com situações que pode acontecer com qualquer um. Não posso falar da diagramação, mas pelo pdf que recebi, ficou muito bem feitinha.

De qualquer maneira, falarei apenas dos meus contos favoritos, uma vez que se falar de todos tiro a sensação gostosa que é ler esse livro e a resenha ficará grande e cansativa demais. Então vamos lá!

Me apeguei demais a um dos primeiros contos que recebeu o nome de "O Encontro", que fala de um casal que se conheceu em um aeroporto, porém, por acasos da vida, deixaram de se ver por anos. No entanto, voltaram a se encontrar e começaram a conversar, voltando para aquela paixão antiga que um dia atingiu o coração de ambos. Senti uma sensação muito gostosa e acolhedora com essa paixão simples e real que o conto transmitiu, e quis muito saber mais da vida deles. O final me deixou com um aperto e com um sorriso bobo nos lábios.

Um conto que me deixou bastante pensativa foi "O moço gentil", que conta sobre uma mulher que conheceu um homem bastante cavalheiro e gentil, como o título bem diz, porém, ao passar das linhas, ela descobre que ele não era nada daquilo que mostrava ser. Senti uma sensação de vazio ao chegar ao final, uma vez que queria mais detalhes, e confesso que daria um ótimo romance de suspense. Mais uma vez devo elogiar Luísa por conseguir causar efeitos tão fortes com poucos parágrafos.

E por fim, o meu terceiro conto favorito foi o "Nem sempre dá pra esperar". Este fala a história de uma garota que passou toda a vida se dedicando à futuros planos, sem se dar tempo para aproveitar momentos. Me senti triste com o que houve com a personagem, e mais ainda por esse tipo de situação realmente ocorrer. A lição que adquiri foi que não devemos deixar pequenos prazeres para depois, pois não sabemos como será o amanhã.

É um livro de 26 contos que li em pouco mais de um dia, é bem curto do tipo que dá para ler em apenas uma sentada, embora eu não tenha conseguido por questões de tempo. Ô vida corrida! Um livro leve, reflexivo e bastante rápido, ótimo para aqueles momentos que acabamos de sair de uma leitura densa demais. Mais do que recomendo a leitura! Estou encantada e quero muito em breve ler outros livros de Luísa!


Ah! Lembram que eu disse que a autora disponibilizou um desconto desse livro para os leitores do blog? Não? Você pode conferir aqui! Gostaria de dizer que a promoção onde o preço do livro abaixa de R$32,00 para apenas R$28,80 ainda está valendo!





Compre o livro físico clicando AQUI 
ou no botão do PagSeguro ao lado direito do blog. 
Não perca!





Um comentário:

  1. Oi Eduarda
    Os contos não chega a exatamente ser o meu gênero literário favorito, mas me interesso um pouco por elas.
    Essa autora pela maneira que você descreveu no decorrer da sua resenha sabe tocar o leitor e acredito que isso é uma característica que quem sabe um dia a colocar junto a outros grandes nomes como Clarice Lispector , Ligia Fagundes Telles e etc.
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.