Resenha do Livro: Peter Pan

8.11.16




Autor: J. M. Barrie
Editora: Zahar
Avaliação: 4/5
Marque no Skoob

Sinopse: Peter Pan transporta crianças e adultos pra um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas...



Olá, queridos leitores! Finalmente estou trazendo uma resenha para vocês novamente, hein? O que é um blog literário sem resenhas de livros, afinal? De qualquer maneira, hoje vim falar sobre um livro que me tocou bastante, de todas as maneiras possíveis: Peter Pan. 

Creio que todos já ouviram falar sobre o garoto que jamais cresce e nem quer crescer, um garoto órfão acompanhado por sua inseparável fada, Sininho, e que mora na Terra do Nunca. Vou confessar que sempre fui apaixonada por essa história, e curiosa para saber o que movia os personagens. O livro não me deu todas as respostas que eu queria, e aliás, me deixou com um vazio no peito. 

"Mas, em geral, as Terras do Nunca têm semelhanças entre si como os membros de uma família e, se elas ficassem paradas uma do lado da outra, você ia poder dizer que tem o mesmo nariz e coisas assim." - pág. 19

A trama começa apresentando a família de Wendy: a Sra. Darling, sempre muito cuidadosa com os seus filhos; o Sr. Darling sempre apressado e preocupado demais com o seu trabalho; Naná, a cachorra babá das crianças, que é como se fosse gente; João, Miguel e, é claro, Wendy, os três irmãos que acabam se aventurando na Terra do Nunca quando Peter vem os buscar. 

Peter em uma das suas visitas à casa dos Darling para ouvir histórias, ao sair apressado pela janela, sem querer deixa a sua sombra para trás. E ao voltar para recuperá-la, tem sua primeira interação com Wendy, fazendo a proposta que é impossível de recusar: ir para a terra dos sonhos onde Wendy contaria histórias e seria a mãe dos Meninos Perdidos. Sendo assim, Peter acaba sendo o pai desses mesmos meninos. 




A impressão que eu tive, é que as personagens estivessem constantemente brincando de casinha, uma brincadeira que reflete a posição social que as crianças são influenciadas a ser, ou que simplesmente imitam o comportamento dos pais em casa. O que é uma ironia, afinal, Peter, o menino que não quer crescer, age como "adulto" boa parte da história. 

As personagens embarcam em uma aventura na Terra do Nunca, lutando contra o Capitão Gancho e os bucaneiros que sempre quiseram destruir Peter e os Meninos Perdidos. Toda a ilha foi caracterizada muito bem pelo autor, tendo criaturas desde serias à fadas, índios, piratas e todo o resto. Um munto de fantasia que poderia ser facilmente acreditável por qualquer criança (ou adulto!).

"É humilhante ter que confessar que essa arrogância de Peter era uma de suas qualidades mais fascinantes. Para falar com total franqueza, nunca existiu um menino mais arrogante nesse mundo." - pág. 45

O final é que fez com que eu tirasse uma estrela desse livro. Ele destruiu completamente as minhas expectativas e me fez acreditar que esse não é um livro feito para crianças, e sim para que adultos reflitam sobre suas escolhas. Principalmente pelo fato de que o livro foi inspirado no irmão do autor que faleceu jovem, aquele que jamais cresceu. Sendo assim, a animação da Disney mostra uma versão bem mais infantilizada do que realmente é. 

Em geral, é um livro divertido, que te faz rir e ter raiva de Peter por sua prepotência. Além disso, ele busca mostrar bastante o valor da família, esta para qual Wendy quer retornar durante passagens do enredo. Ela tinha medo que os pais esquecessem dela. Além disso, Peter é um personagem muito complexo, com particularidades que jamais vi em outro. Ele é bastante frustrado por não saber quem são os seus pais e por isso odeia todos os outros e se recusa a voltar para o mundo real para crescer, pois não quer ter responsabilidades. 

"- Está vendo? - disse o Capitão Gancho, respondendo à pergunta de Barrica. - Isso é uma mãe. Que lição. O ninho deve ter caído na água, mas uma mãe abandonaria seus ovos? Não." - pág. 130

Falando sobre a edição de luxo da Zahar: é bem simples, mas organizada e achei a revisão muito bem feita. A capa é dura e não há ilustrações em meio as páginas, como o livro de Alice. 

Eu gostei demais do livro, senti que faltou um pouco mais de explicações sobre a origem de Peter e o porquê de ele não ter querido ficar junto de Wendy. Percebe-se que o narrador da história é bastante intrometido, dando palpites a todo momento. Ainda assim, recomendo para todos os públicos que querem uma leitura leve, fluída e, ainda assim, extremamente reflexiva. 




4 comentários:

  1. Oi Eduarda
    É lógico que conheço a história e já vi milhões de filmes, mas nunca li o livro. Gostei muito de ver suas impressões do livro aqui e elas me fizeram querer ler este livro, pois gosto de clássicos, mesmo sabendo que você não gostou do final. (Isso aconteceu comigo no livro O Conde de Monte Cristo - que amei, mas não gostei do final, preferi o final do filme).
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  2. Eduarda!
    Peter Pan é um clássico.
    Todas as histórias infantos juvenis são ´timas leituras, cheias de aventuras e criatividade.
    Desejo um ótimo final de semana e um bom feriado!
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduarda,

    Engraçado como a gente assisti filmes da Disney e tem dificuldade em saber que eles foram originados de livros. Peter Pan eu fui saber bem depois que tinha livro sobre ele. Já li essa edição da Zahar lindíssima, e a estória é ótima, tanto para crianças quanto para adultos.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduarda.
    Fiquei curioso com esse final que não infantilizado. Com certeza vou querer conferir.
    Sem falar que essa edição é maravilhosa.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.