Por que ler é tão importante?

1.8.16

Bom dia, boa tarde, boa noite! Para o post de hoje eu venho trazer um assunto bastante pertinente aqui no blog, considerando que em sua maior parte é voltado para a literatura. Fiz algumas pesquisas para estar fazendo essa postagem, embora somente para confirmar algumas opiniões que eu já tinha. E então, que tal saber a importância da leitura na sociedade atual?







Boa parte dos leitores sabem que antigamente o conhecimento era adquirido apenas oralmente, de forma que um falava e o outro repetia, e assim por diante. Por sorte, nosso mundo evoluiu e com isso a leitura e os nossos queridos símbolos foram criados. A literatura passou por diversas modificações ao longo dos séculos, que se eu fosse citar, acabaria por ser um texto quilométrico. 

Então vamos ao que importa: hoje, mais do que nunca, a leitura e a escrita é bastante valorizada; em qualquer lugar que você vá, há palavras, números, coisas a serem interpretadas... Enfim. Mas a grande questão é: por quê? Por que ler é tão importante, afinal?

Como eu disse acima, ler é uma das formas mais antigas adquirir conhecimento, e naquelas épocas, a leitura era restrita somente aos nobres. Na Grécia, por exemplo, somente os filósofos e aristocratas podiam ler. Já na Idade Média, somente a minoria da população era alfabetizada, e apenas aqueles que tinham uma posição aquisitiva superior ao dos outros. 

Hoje, graças a inclusão às classes mais baixas ao longo dos séculos, a maior parte da população pôde aprender a ler e a escrever. O mundo gira em torno disso, principalmente devido ao avanço tecnológico onde passamos a maior parte do tempo olhando para telas de computador e celular. Estamos todo o tempo lendo! Além disso, ler ajuda com que o indivíduo se integre em nosso meio de forma positiva tanto profissionalmente quanto socialmente.

Ler com frequência traz muitos benefícios em nosso dia a dia. Um deles é a memória; exercitando a nossa mente, adquirimos uma maior capacidade de nos recordar de fatos mais facilmente, e eu, pessoalmente, prefiro ler livros físicos, pois segurando suas páginas, eu tenho uma maior sensação de progresso a medida que vou avançando na leitura, algo que, infelizmente, a leitura pelas telas de computador e celular não me proporcionam com mais exatidão.

Outro exemplo de benefício que a leitura proporciona é a melhor capacidade de raciocínio. Ler nos obriga a estar interpretando os símbolos ali impressos e a ordem das palavras, forçando, assim, nosso entendimento. Com uma maior prática, cada vez estaremos com um raciocínio mais rápido. Além disso, a comunicação também evolui, afinal, nosso acervo de palavras se torna mais amplo, além de que nos tornamos capazes de conversar sobre qualquer assunto, uma vez que o nosso cérebro armazenou a informação que ele leu anteriormente. Não é fantástico?

O hábito da leitura diminui o estresse, pois nos força a manter o foco em uma coisa somente e, dessa forma, nos traz um relaxamento mais imediato, como uma meditação. Ao concentrarmos nossa mente em uma só coisa, conseguimos deixar boa parte dos outros pensamentos de lado, inclusive aqueles que nos deixam ansiosos e talvez preocupados. É claro que não é um método totalmente efetivo apesar disso.

Com todas as vantagens que foram citadas acima, é de se esperar que o hábito de ler deve ser criado desde a infância, afinal, ninguém nasce gostando disso, então a influência dos pais e professores é sempre muito importante. A leitura infantil desenvolve a imaginação, uma melhor linguagem e, desde muito cedo, as crianças já se familiarizam com a forma correta de escrever as palavras. Sendo assim, elas tem uma maior chance de se darem melhor no espaço e desempenho escolar. 

Por falar em melhor desenvolvimento, gostaria de frisar que só escreve bem que lê bastante. Nossa bagagem de cultura e conhecimento aumenta gradativamente a medida que você lê, não importa o que seja; jornais, revistas, artigos, posts de blogs, opiniões e críticas, livros didáticos e não didáticos, etc. A medida que a sua inteligência é melhorada e trabalhada, você tem uma maneira melhor de organizar os seus pensamentos, sendo assim, tudo se torna mais fácil ao passar para o papel. É daí que surgem aquelas redações ótimas e as histórias mais do que originais.


"Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar para mantê-la afiada. Por isso eu leio tanto." - Tyrion Lannister, As Crônicas de Gelo e Fogo

Para manter um hábito frequente de leitura, é importante que você leia o que te agrada. Sei que muitas pessoas torcem o nariz ao lembrar daqueles livros dificílimos que as escolas empurram para seus alunos, mas ler não é essa obrigação. A leitura deve ser vista como uma atividade de prazer, então não há problema em escolher o assunto que mais te chama a atenção. Além disso, deve-se separar um horário para ler diariamente; eu, por exemplo, costumo ler antes de dormir, que é quando estou pronta para relaxar mais. Por fim, mas não menos importante, reflita sobre o que você leu! Procure o que aquilo lhe acrescentou, e se possível, escreva sobre o tema.



Um abraço e até a próxima!
Eduarda Rozemberg.



80 comentários:

  1. Ler é tudo de bom mesmo !

    ResponderExcluir
  2. Ola Eduarda parabéns pela postagem, ressaltar a importância da leitura é sempre muito importante, além de vários benefícios citados, temos a nossa distração, melhora nossa escrita com certeza, ler dois livros ao mesmo tempo então é ótimo para memorização. Amo ler e pretendo ler sempre. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey. Obrigada, tentei me esforçar ao máximo pra trazer o melhor pra vocês. E concordo, acho super importante ressaltar a influência da leitura e seus benefícios, por isso quis fazer essa postagem. Depois que comecei a ler mais, minha escrita melhorou demais, e minha memória que é péssima, também. Também tenho esse mesmo objetivo. Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Eduarda
    Adorei a postagem e concordo plenamente com suas considerações, especialmente o fato de o leitor só ler aquilo que gosta, se não acaba se tornando algo bem cansativo. E o hábito da leitura acaba não sendo cultivado corretamente. Ler é maravilhoso, sem contar que é um excelente exercício para nosso cérebro. Sempre amei ler e sempre continuarei dessa forma, pelo menos assim espero.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado da postagem, e realmente é importante ler o que agrada pra não se tornar uma obrigação e algo chato e cansativo demais pra se fazer. Ler é de fato algo incrível, eu sempre me pego exercitando a minha criatividade, independente do que eu esteja lendo. Eu também sempre amei, minha mãe me incentivou desde bem pequena, e pelo visto também continuarei dessa maneira.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Duda (se é que me permite lhe chamar assim rs)...
    Então menina como bibliotecária que sou, adorei seu post, está faltando isso nos blogs atuais... mais conteúdo e menos blá blá blá!!!
    Em relação ao assunto de seu post... acho super pertinente dar uns pitacos... é importantíssimo ler o que a gente gosta pra criar o hábito da leitura, tendo em vista que uma leitura obrigatória como essas das escolas, pode afastar os leitores dos livros e até criar não leitores.
    Acho muito válida a citação de Ranganathan que diz:

    "1. Livros são para usar;
    2. Para cada leitor o seu livro;
    3. Para cada livro, seu leitor;..."

    Recentemente publiquei um artigo na Revista Biblio, falando da literatura nacional, dá uma olhada lá, vai gostar também!

    http://biblioo.info/literatura-nacional/

    Beijokas!!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Bom, eu estou deixando esse apelido para trás, mas tudo bem.
      Fico mega feliz que tenha gostado do conteúdo, quis muito trazer algo mais consistente aqui pro blog, deixar uma variedade maior.
      Leitura obrigatória sempre foi a coisa mais difícil pra mim, e minhas notas sempre caíam por causa disso, mas com o tempo aprendi a criar um prazer maior mesmo quando eu tinha que ler por obrigação.
      A citação é ótima! Se encaixa direitinho nesse tema.
      Em breve vou dar uma olhadinha lá!
      Um abraço!

      Excluir
  5. Ler é abrir a mente para vários temas, entender o mundo e as pessoas. A leitura é as asas para liberdade e a imaginação.

    Abraços.

    Haulisson, Menino Livros
    https://meninolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. A leitura abre diversas portas em nossas vidas, além de nos trazer um maior conhecimento sobre o mundo.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Ler é o meu vício desde pequenininha *-* Consequentemente, sempre fui bem em português e me dou muito bem com outras línguas também. Com certeza, como vc falou é um ótimo exercício para a memória e para escrever bem também, além de exercitar a nossa imaginação <3
    Muito legal o post!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amava ler quando eu era criança, principalmente por influência da minha mãe. Mas nunca fui muito boa em português, apenas nas atividades de redações e tudo mais. Ler é um perfeito exercício para o nosso cérebro.
      Fico mega feliz que tenha gostado!
      Um abraço!

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Acredito que ler é uma das coisas mais importantes não somente para nós blogueiras mas para as pessoas em geral. Como você disse é através da leitura que adquirimos conhecimento. Gosto de ler desde criança quando meus pais me davam muitos livros de presente, um dos primeiros que li A princesa e a ervilha e amei. Mesmo com toda tecnologia acredito que as pessoas deveriam ler bem mais, é muita informação, no entanto o poder de leitura deixa a desejar as vezes. Gostei muito do seu post! Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, estou bem e você? Sim, a leitura é essencial para todas as pessoas, não só para as blogueiras, não só para os escritores. Conhecimento é algo sempre bem vindo, principalmente porque o nosso cérebro tem a capacidade de estar sempre aprendendo algo novo. Eu não ganhava muitos livros de presente quando era criança, mas a minha mãe sempre lia antes de eu dormir, ou inventava uma história. Eu simplesmente adorava. Com a tecnologia, as pessoas deveriam ler ainda mais, pela facilidade de acesso a informação. Fico feliz que tenha gostado do post. Um abraço!

      Excluir
  8. Adorei o seu post! Você fez uma "retomada histórica" só deva leitura e foi uma delicia lê-lo :)

    Eu, particularmente, amo ler! Principalmente livros de romance, aventura e fantasia <3 ler me ajuda a ir bem nas redações, acredita? Eu comecei a tirar melhores notas (tipo 9,2!) depois que passei a ler mais :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mega feliz que tenha gostado! Em artigos, retomadas histórias se faz necessária em alguns casos, e achei que seria bom colocar neste.
      Eu, assim como você, amo ler! Tenho um gosto parecidíssimo com o seu, principalmente o fato de eu ser fascina com Alice. Ler sempre me ajudou ir melhor em textos, e isso só vem melhorando com o tempo. Parabéns pela sua nota!
      Um abraço!

      Excluir
  9. Anônimo1.8.16

    Amei o post, eu amo ler! Sempre gostei desde pequena!
    Lembro que quando era pequena as vezes ficava chateada com meu pai e não falava com ele ao invés disso escrevia. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha amado! E eu também amo desde pequena, minha mãe sempre foi uma grande influência.
      Eu escrevia também, guardava meus papéis debaixo da capa crente que minha mãe nunca ia achar, ingenuidade de criança.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Excelente reflexão. Ler é essencial demais. É triste como existem adultos que são totalmente analfabetos funcionais :( E criar um hábito nem é tão difícil
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha achado isso. Ler é uma das atividades mais importantes nos dias de hoje. Concordo com você, realmente é muito triste. Não é difícil, mas deve ser incentivado desde cedo para que dê certo.
      Boa semana pra você também.

      Excluir
  11. Oi, Eduarda.
    Eu concordo com o seu post, a pessoa saber ler é muito importante e a leitura nos traz muitos benefícios. Eu gosto muito de uma frase do Jorge Luis Borges "O é uma extensão da memória e da imaginação" e acho que é uma das que falam profundamente ao coração do leitor. A leitura exercita o nosso cérebro e com temos inúmeras vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que ótimo que concorda, pois a leitura é um hábito essencial, principalmente nos dias de hoje, além de suas vantagens, é claro. A frase e encaixa muito nesse tema mesmo, gostei bastante, principalmente porque ainda não conhecia. É bom estar sempre exercitando o nosso cérebro.

      Excluir
  12. Quanto eu era professora de língua portuguesa eu incentivava muito os meus leitores agora com blog eu continuo incentivando porém de forma diferente ler é mesmo uma forma de exercitar o cérebro e também de entretenimento além de todo o conhecimento que a gente carrega conosco. Obrigada por sua pesquisa e obrigada por compartilhar é muito importante esse tipo de post que foge um pouco das resenhas e que nos faz pensar na importância de ler o que não está somente no entretenimento um beijo e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você era professora?! Que legal! Quando eu quis fazer letras, era esse meu objetivo, além de avançar na escrita e fazer revisões. Que ótimo que continua incentivando a leitura, mesmo que de uma forma diferente, isso é muito importante. Eu que agradeço por ler e por comentar aqui, eu gosto de variar um pouco o conteúdo do blog, por isso não me foco somente nas resenhas. Um abraço!

      Excluir
  13. São tantas verdades e argumentos consistentes no seu texto que nem sei mais o que falar. O fato da leitura só acrescentar, é comprovadamente verdadeiro, haja vista os grandes intelectuais do nosso tempo, bem como as pessoas bem sucedidas nas áreas acadêmicas.
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ficar sem palavras já é um total elogio para mim. Sim, realmente, a leitura somente acrescenta e temos vários exemplos contemporâneos dessa afirmação.
      Fico mega feliz que tenha gostado!
      Um abraço!

      Excluir
  14. Oi Eduarda, tudo bom? Adorei seu post e concordo com tudo que você disse sobre a importância da leitura. Eu tenho transtorno de ansiedade e ler faz com que eu consiga relaxar e controlar os momentos de crise. Esse é um dks inúmeros motivos pelo qual amo ler. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo ótimo e com você? Fico feliz que tenha gostado da postagem. Assim como você, eu sou muito ansiosa (acredito que ansiedade generalizada não diagnosticada), e ler é uma das poucas coisas que realmente consegue me acalmar, principalmente porque me tira da minha própria realidade. Um abraço!

      Excluir
  15. Olá, Eduarda!
    Que texto incrível! Sendo uma ávida leitora não posso deixar de concordar com as suas impressões. Quanto mais leio, mais sinto que sou capaz de aprender qualquer coisa.
    A leitura é tão importante para mim, que até mesmo na faculdade me ajuda. Aprendo mais com artigos na internet e com os livros de programação que de fato na sala de aula, com o professor explicando.
    Conhecimento é poder, e através dos séculos pudemos constatar isso.
    Adorei a citação das Crônicas do Gelo e Fogo que você adicionou a postagem. Nenhuma outra teria se adequado tanto a este post.
    beijos, Kaah

    cdumaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico imensamente feliz que ache isso! Me sinto exatamente como você, antes de ler mais, eu não sentia que podia aprender muita coisa, mas agora, meu conhecimento tem expandido um pouco, e boa parte dessa influência atual vem da faculdade.
      Exatamente isso. A leitura sempre me foi importante, e agora vem sendo mais essencial do que nunca. Eu aprendo muito em sala de aula, pois anoto tudo e releio depois; mas também tem os livros que os professores passam, e os artigos que leio além de várias pesquisas que tenho que fazer.
      Com certeza. Quem tem conhecimento, pode fazer qualquer coisa.
      É uma das minhas citações favoritas e eu achei que se encaixava tanto aqui que não podia deixá-la de fora, mas fico feliz que tenha achado a mesma coisa.
      Um abraço!

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Adorei a postagem, e noto essa diferença em mim, depois que passei a dedicar um pouco do meu tempo a leitura de algo que eu goste, a minha escrita melhorou e muito, ficou mais fácil apresentar a minha opinião sobre diversos temas. De fato, a leitra desempenha um papel de muita importância, pra mim, esse é o meio mais eficaz de aquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado. Sim, quanto mais você lê, melhor você escreve, pois você tem um conhecimento de vocabulário e assuntos mais diversificado, o que aumenta bastante na qualidade da escrita. E concordo com você, para mim, é o meio mais rápido de adquirir conhecimento.

      Excluir
  17. Olá Eduarda,
    Que texto mais incrível. É fascinante ver como a leitura nos faz bem.
    Dou graças aos céus por a escrita ter sido inventada, pois, essa questão de ficar no boca-a-boca, como era no passado, altera muito o teor do que está sendo dito.
    Quando passei por uma fase complicada, minha médica mandou eu ler, pois disse que isso diminuiria o estresse, mas pediu para que eu fizesse apenas por 30 minutos por dia, já que mais que isso não ajuda.
    Acho que você escreveu um texto nem pertinente, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Não sabe o quão feliz eu fico em saber que você acha isso. E concordo com você, é muito legal parar pra pensar nas vantagens que uma leitura frequente nos traz.
      Eu também! Imagina como seria para viver somente com a comunicação oral? Ainda mais eu que tenho uma dificuldade enorme de me comunicar dessa maneira hahaha, além de minha memória ser péssima pra isso.
      Nossa, sério? Então é um tratamento aprovado por médicos também, muito legal mesmo. O que prova que é efetivo para relaxar.
      Muito obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  18. Que texto incrível !
    Ler é muito bom mesmo, graças a deus tive a oportunidade de ler desde pequena e sou apaixonada pela leitura desde então!
    Prabéns de verdade pelo texto , está maravilhoso mesmo !!!
    beijoss
    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que ótimo que achou isso!
      Ler é uma das melhores atividades que existem, e ainda bem que tivemos essa oportunidade! E melhor ainda é o fato de que a medida que o tempo vai passando, mais pessoas tem acesso a alfabetização.
      Não sabe o quão feliz eu fico em saber disso!
      Um abraço!

      Excluir
  19. Achei seu post super legal! Realmente ler é importante e poucas pessoas sabem disso, ainda bem que a leitura hoje em dia é acessível a todos haha. Com certeza ler diminui o estresse e concordo que quanto mais você lê, mais sua escrita melhora.
    Beijos!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Acredito que não seja poucas pessoas que sabem que ler é importancia, mas não dão a devida atenção para esse fato. Ainda bem que a leitura vem sendo cada vez mais acessível. Ler relaxa bastante e eu sou o exemplo vivo disso, toda vez que estou ansiosa e leio alguma coisa, acabo me sentindo melhor. E como bônus, minha escrita melhora dia após dia.
      Um abraço!

      Excluir
  20. Olá!
    Eu adorei a postagem! Não sabia que na Grécia somente os filósofos e aristocratas podiam ler. Ou se sabia, já tinha esquecido, rs.
    A leitura deve ser incentivada desde cedo, porque só ao longo do tempo é que a gente se toca dos benefícios que a leitura traz. A leitura obrigatória é mesmo um saco e acho que muitas crianças/adolescentes acabam mais por se distanciar dos livros do que se aproximar dessa forma. Lembro que alguns clássicos da literatura eram verdadeiros martírios para mim no colégio, rs.
    Assim como você, também prefiro os livros físicos. Tornam o ato de ler ainda mais gostoso <3
    Adorei a postagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado! Eu já sabia vagamente, mas confirmei isso esse ano em uma aula de filosofia, as coisas na Grécia eram um pouco restritas em alguns aspectos.
      Concordo com você, a leitura deve ser incentivada desde cedo, pois assim cria um interesse bem mais fácil na pessoa. A leitura obrigatória foi um peso na minha vida, até que eu comecei a ver isso com outros olhos e apreciar mais os livros indicados.
      Além de mais gostoso, me sinto avançando na leitura muito mais do que online.
      Mais uma vez fico satisfeita em saber disso.
      Um abraço!

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o texto, pois ler é algo que faz parte da minha vida e esse é um hábito que eu pretendo manter enquanto viver, pois até hoje só me trouxe coisas boas.
    Gostei muito de todos os pontos em que você tocou no seu texto e seria ótimo se muita gente tivesse acesso a ele, principalmente aqueles que não tem o hábito de ler.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo bem sim e você?
      Fico feliz que tenha gostado. E assim como você, ler é uma das atividades mais presentes na minha vida, e eu pretendo continuar assim enquanto eu viver, além de repassar o hábito para as próximas gerações.
      Eu tentei expor um pouco de cada coisa, não foi uma coisa rápida de escrever, mas eu acho que valeu a pena pra mim em todos os sentidos. Divulgue o texto pra que ele tenha mais alcance! Seria ótimo pra todos e também pra mim.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Olá!! :)

    Adorei o artigo sobre alguns dos beneficies da leitura e concordei com tudo, confesso! :) ahah Mas eu sou suspeito... hehe

    Para alem dos relacionados com o conhecimento e históricos, estou de acordo com os seus benefícios para a memoria, o raciocínio e ainda para o relaxamaento! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico mega feliz que tenha gostado, e melhor ainda: concordado! Mas eu também sou suspeita hahaha.
      A leitura traz benefícios de uma forma muito abrangente, desde relaxamento a memória e eu acho isso totalmente incrível.
      Boas leituras pra você também!

      Excluir
  23. Oi!
    Adorei seu post!
    O mundo seria muito melhor se todos tivessem o hábito de ler, nem que fosse um pouco, mas ainda assim todos os dias.
    Eu acredito que a leitura contribui muito para a construção de carater da pessoa, para sua vida social e principalmente para sua inteligência, por isso minha irmã lê desde os 3 anos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Concordo com você, o hábito de ler traria muitas vantagens para todo mundo, e agora o importante é compartilhar o hábito com as pessoas.
      Sim, é verdade, a leitura influencia no convívio social da pessoa, dando a ela um conhecimento sobre as coisas muito mais abrangente, além de ter uma mente muito mais aberta. Que legal que a sua irmã lê desde cedo! Se um dia eu tiver um filho, vou tentar ensinar desde cedo também.

      Excluir
  24. Que ótimo texto! Sabe que eu acho que a escola é uma das principais causas para a não-formação de leitores. Elas querem empurrar clássicos de leituras complicadas e densas... aí o adolescente acaba pegando implicância. Tem tanto livro que fala diretamente com os jovens hoje dia... que trata o bullying, homossexualidade, sexualidade, autoconhecimento...
    E é aquele ditado que diz "motivação faz começar, hábito faz continuar"... pretendo seguir isso com meus filhos sempre motivando-os!

    Ler é bom demais! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Sim, concordo plenamente com você. Começar seu hábito de leituras por livros densos e de difícil compreensão é terrível, e realmente incentiva as pessoas desistirem desse hábito. Acho que as escolas deviam fazer uma reformulação dos livros que são passados, o que daria um gosto maior durante a leitura obrigatória.
      Quando eu tiver os meus próprios filhos, vou fazer o mesmo, incentivo é sempre bom.
      Ler é a melhor coisa que existe!

      Excluir
  25. Olá!
    Ótimo texto, explica e traz fatos muito interessantes. Acho que a leitura, antes de tudo, deve ser iniciada com os pais e não a escola, para assim os alunos chegarem lá já com vontade de ler alguma coisa. Mas infelizmente moramos em um país onde a maioria não assiste filme legendado porque tem preguiça de ler.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que ótimo que acha isso, eu tentei fazer o melhor possível. Sim, concordo com você, acho que a família é o primeiro contato que a criança tem, então é dali que devia vir os primeiros hábitos, e um dos mais importantes é a leitura. Infelizmente essa é a nossa realidade, mas devemos trabalhar para mudar isso nas próximas gerações.
      Um abraço!

      Excluir
  26. Acho incrível quando alguém diz que não gosta de ler, na verdade o que ocorre é que ela não pegou o livro certo! Ler é algo que só tem a acrescentar a pessoa, um passatempo que ensina, faz refletir, ajuda a saúde mental entre muitas outras coisas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho incrível, como uma pessoa não pode gostar de ler? Ler está tão presente no nosso dia a dia que a pessoa só precisa procurar direitinho por algo que a agrade realmente. Ler nos traz vários beneficios, por isso deve ser sempre incentivado.
      Um abraço!

      Excluir
  27. Oi!

    Eu acho a literatura uma pedra preciosa. Eu leio desde pequena e se eu não lesse não sei o que seria. Ela pode transformar vidas. Então eu fico super feliz quando vejo a literatura cada vez mais acessível. Adorei o seu post. <33

    beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Leitura é de fato um diamante. Também não sei o que seria de mim se não fosse pela leitura, sempre foi uma grande amiga. Assim como você, me sinto realizada ao ver que a literatura está crescendo cada vez mais e as pessoas estejam tendo ainda mais acesso à ela. Fico mega feliz que tenha gostado.
      Um abraço!

      Excluir
  28. Oiii!!

    Que artigo sensacional! Eu não sei explicar a forma como me sinto em relação a leitura.
    As vezes eu paro pra pensar (inclusive agora) e é algo tão mágico e tão especial que eu fico surpreendida quando alguém disse que não gosta de ler...
    Enfim, parabéns!!! O post ficou maravilhoso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Não sabe o quão feliz em fico em saber disso! Assim como você, as vezes tenho certa dificuldade de descrever o que sinto pela leitura.
      Concordo com você, para mim, é algo que nos transporta para um outro mundo, um mundo de conhecimento, e que todos deviam gostar desse tipo de viagem.
      Muito obrigada! Fico mega satisfeita em saber que você gostou.
      Um abraço!

      Excluir
  29. Post maravilhoso!

    Realmente precisamoas valorizar a leitura e incentivá-la junto aos públicos mais novos.
    Felizmente hoje já temos várias iniciativas que dão suporte a essa ação e que propagam o contato com os livros em diversas dituações.

    Parabens!

    Beijinhos ;*
    Jessica Correa
    www.blogmodernagem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe o quão lisonjeada eu fico em saber que acha isso!
      Sim, incentivar a leitura para as crianças é extremamente social para criarmos uma sociedade futura cheia de conhecimentos.
      Ainda bem que iniciativas foram criadas e a leitura é bastante incentivada hoje em dia, se tudo der certo, isso só aumentará nos próximos anos.
      Muito obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  30. Sou uma apaixonada por leitura desde que aprendi a identificar as letras, sempre amei, e até as leituras obrigatórias do colégio me agradaram. Meu pai ficou quase um mês internado e se não fosse esse hábito eu teria enlouquecido, meu estresse estava num nível altíssimo e ler e escrever sobre o que lia foi o que me manteve sã. Adorei a postagem, a leitura traz mesmo muitos benefícios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou apaixonada por ler e histórias desde que tive meu primeiro contato com esse mundo. As minhas primeiras experiências com leitura obrigatória foram péssimas, mas isso porque eu não me dava bem na escola, então consequentemente odiava tudo. No entanto, aprendi a gostar no meu penultimo ano antes de me formar, e apreciei algumas leituras muito boas, como Capitães da Areia. Ler sempre foi um calmante para mim e é ótimo que essa tática também tenha funcionado para você. Fico muito feliz que tenha gostado da postagem, e realmente, leitura traz muitos benefícios!

      Excluir
  31. Oi Eduarda!
    Ótimo texto.Ler traz tantas vantagens que fica até difícil falar ou escrever sobre.Lógico que tudo na vida tem que ter um equilíbrio,inclusive na leitura,mas o fato de lermos com frequência nos mostra outros mundos,novas experiências,sabedoria para lidar com algumas situações e nos deixa menos estressado,nos acalma,muitos benefícios em um ato tão simples mas que é tão grandioso.
    Parabéns pelo texto!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que ache isso. Concordo com você, foi difícil organizar algumas das maiores vantagens nesse post. Sim, não se pode exagerar também, mas há quem goste de fazer maratonas de vez em quando, e eu mesma sempre quis fazer uma. Nosso conhecimento se abrange a medida que lemos com frequencia, além de trazer muito relaxamento e foco.
      Muito obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  32. Anônimo6.8.16

    Olá!

    Nossa, que matéria linda e incrível, amei demais. Com certeza essa assunto é muito pertinente, para toda a sociedade. Para mim a capacidade de ler é uma das capacidades mais importante do ser humano. Se quem tem boca vai à Roma, quem lê vai a todos os lugares. Ler é realmente muito importante, não só para a memória, mas para inúmeras outros coisas em nossa vida, por isso fico triste quando vejo alguém que não gosta de ler.

    Amei sua matéria, Parabéns!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Esse comentário que é incrível, isso sim! Mas fico mega feliz que ache isso! E concordo com você, ler é uma das habilidades mais importantes para o ser humano, principalmente na nossa sociedade atual, onde a leitura está presente em toda parte. Eu também fico super triste quando alguém diz que não gosta de ler, mas acredito que isso seja apenas porque ainda não encontrou o livro certo e que combine com a personalidade.
      Mais uma vez fico satisfeita em saber disso. Muito obrigada!

      Excluir
  33. amooo ler, e realmente é super importante
    tanto para o conhecimento, quanto para a escrita! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo, e de fato, é muito importante mesmo.
      Conhecimento é algo que devemos sempre adquirir e a leitura ajuda muito nisso, além de melhorar a escrita, claro.

      Excluir
  34. Oi, tudo bem?
    Graças a Deus agora praticamente todos possuem acesso à educação e podem ler, né? Só é uma pena que nem todo mundo veja o quanto é importante ler. Você citou varias coisas boas que a leitura nos proporciona e realmente é importante, mas por conta dessas leituras obrigatórias em escolas, as pessoas crescem achando que ler é chato, né? E na verdade não é, é simplesmente maravilhoso. Eu por exemplo, não escrevo maravilhosamente bem, mas depois que comecei a ler, passei a escrever melhor e a ter um vocabulário maior. Enfim, achei o post ótimo. Parabéns!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, estou bem e você?
      Ainda bem que a situação mudou desde antigamente, agora a alfabetização está bem mais acessível para todos. Sim, de fato é uma pena, mas aos poucos, com pequenos incentivos como esse post, a situação vai mudar, espero. Sim, infelizmente, devido a leituras densas e de difícil compreensão nas escolas, o habito da leitura se torna cansativo para a maioria dos alunos. E assim como você, depois que comecei a ler mais, minha escrita também melhorou bastante. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada.
      Um abraço!

      Excluir
  35. Ler é fundamental para mim, é um pedacinho meu e nos últimos anos eu infelizmente não pude ler com tanta frequência as coisas que eu gostava, final de faculdade, TCC e várias outras coisas me privaram do meu amor pelas páginas, mas agora estou de volta, voltando a ativa e retomando o meu ritmo!
    Me identifiquei bastante com seu post!

    http://priscilila.blogspot.com.br/
    http://www.juntandoasnerdices.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é uma das coisas mais importantes na minha vida, além de escrever. É como se fosse uma terapia próxima. Imagino como deve ser difícil com tantos deveres, eu mesma, mesmo ainda no segundo período, estou sentindo o peso da faculdade e é difícil manter esse hábito próprio, mas ainda, assim leio bastante pelas leituras obrigatórias (e amo). Boa sorte com o seu retorno!
      Fico feliz que tenha se identificado!

      Excluir
  36. Oi
    Ler é fundamental. Além do prazer que a leitura proporciona, inúmeros benefícios são transmitidos por ela. Pessoalmente, a leitura sempre foi determinante em minha vida, minha escolha profissional, em tudo... Com certeza foi ótimo ler o seu post e ver toda essa importância.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      De fato, é um habito essencial. Ler é uma atividade muito prazerosa, que nos leva para outros mundos, e com isso traz um relaxamento muito grande. E assim como você, a leitura sempre me influenciou muito, e ainda bem, senão não estaria dando conta do meu curso na faculdade. Fico feliz que tenha achado isso.
      Mais uma vez, sinto-me satisfeita.
      Um abraço!

      Excluir
  37. Olá!
    Amei o seu post. A leitura é boa para vários aspectos da nossa vida e de todos se aliassem a ela não teríamos tantas pessoas ignorantes no mundo e principalmente no Brasil.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Fico feliz que tenha gostado. Sim, a leitura é essencial para várias áreas da nossa vida, e seria perfeito se todo mundo adquirisse esse hábito, principalmente para o conhecimento geral.
      Mais uma vez fico satisfeita.
      Um abraço!

      Excluir
  38. Que postagem maravilhosa. E com certeza é um assunto muito pertinente.
    Ler é muito importante e eu gostaria que fosse algo mais incentivado, principalmente nas escolas. Sou daquelas que pensa que ao invés de obrigar a ler obras determinadas e que por muitas vezes não fazem o estilo do leitor, o aluno deveria ser incentivado a ler mais e mais o que curte. Lembro que eu nunca curti os clássicos que eram indicados como obrigatórios e lia por ser uma daquelas que sempre estudava e tal. Já na época eu demorava muito para ler um desses livros enquanto outros eu lia de um dia para o outro...
    Talvez a lista de livros para leitura deveria ser mais atualizada, com opções mais atuais e também com diversos estilos. Sou da opinião que não existe quem não gosta de ler... Quem diz isso é porque ainda não encontrou seu estilo de livro...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não imagina o quão gratificante é saber disso. Decidi trazer um assunto que combinasse com o blog.
      Assim como você, gostaria que fosse um hábito mais incentivado, e nas escolas de uma forma diferente. Essas obras que estão no curriculo escolar são muito densas e de difícil compreensão, então devia ter alguns livros mais juvenis que incentivem a leitura. Eu também não curti muito dos clássicos que li, até aprender apreciar isso.
      Concordo plenamente com você. Cada leitor tem seu estilo, e basta encontrá-lo para apreciar o hábito de ler.
      Um abraço!

      Excluir
  39. Eu amei seu post! <3
    Você traduziu tudo aquilo que penso sobre a leitura, de certa forma.
    Ler pra mim é tudo. Minha maior companhia é um livro. Meus maiores amores são os livros (excluindo família e etc da lista :p).
    Fiz a fichinha da biblioteca da minha cidade com 6 anos, por aí. E nunca mais deixei de ler. Meu amor só foi aumentando e hoje eu realmente não imagino minha vida sem os livros.
    Os benefícios que eles trazem são nítidos pra gente que lê, não é?
    Enfim, eu sempre discordei dessa questão de que ler "é obrigatório". Impor algo só afasta as pessoas, principalmente crianças. O incentivo é a melhor coisa a se fazer. *-*

    Ah, eu te indiquei numa tag: http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/2016/08/tag-irmandade-das-blogueiras.html
    Se quiser conferir, vou adorar ver suas respostas. <3

    Beijos! :* :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha amado!
      Não sabe o quão importante é saber disso, além de ter alguém que se identifique com a maneira que eu penso sobre.
      E concordo com você, uma das minhas maiores paixões é ler, escrever e tudo que tenha a ver com isso. Mas claro, sem excluir família e meu namorado!
      Eu nunca fiz ficha em nenhum biblioteca, infelizmente. Mas costumo adquirir livros faz muito tempo, prefiro ter eles pra mim do que pegar emprestado.
      Realmente, só tem benefícios e em qualquer área da nossa vida.
      Eu não discordo, mas acho que deveria ter leituras menos densas e que os alunos se identificassem mais, para não tirar o interesse pela leitura, sabe?

      Obrigada pela indicação, adorei a surpresa! E pode deixar que vou responder, mesmo que demore.
      Vou dar uma olhada e quando eu postar, te aviso.

      Um abraço!

      Excluir
  40. Olá, tudo bom?

    O hábito de ler é feito com o tempo e a partir do momento em que você acha aquilo que gosta. Seja por gênero, autor ou tipo de escrita, quando você acha um livro que te agrada, você acaba se apaixonando por leitura. Eu leio muito e isso me ajudou bastante em escola/faculdade, além de melhorar em outras áreas. Eu sempre deixo um tempo do meu dia para ler algum livro que não seja obrigatório e, normalmente, eu leio quando estou indo/voltando da faculdade, já que isso toma duas horas do meu tempo todos os dias.

    Adorei esse texto e sua análise do tema.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, vou bem e você?
      Concordo plenamente com você. O hábito da leitura começou exatamente assim para mim e hoje leio de tudo, mesmo se não é um gênero que me agrade muito. Entretenimento e conhecimento nunca é demais. Ler ajuda em qualquer área da nossa vida, seja escolar ou profissional, ainda bem. E tenho feito isso também, ler no caminho, estou começando a conseguir aquietar meu estômago e não enjoar.
      Fico muito feliz que tenha gostado do texto e do conteúdo.
      Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.