Resenha do Wattpad: Filtro Solar

26.12.16




Autor: Rodrigo Caetano
Capítulos: 6 | Gênero: Romance
Leia no Wattpad | Leia no Nyah





Sinopse: 

Eu não vou mentir para vocês.
Essa é uma daquelas histórias onde um menino encontra uma menina. Gabriel conhece Ana no verão, quando nenhum dos dois estava procurando por alguém. Ele simplesmente queria fugir, e ela queria ficar. E, como toda história desse tipo, eles acabam se apaixonando.
Porém, apesar de ser mais uma história de garoto e garota, essa não é uma história de amor. Na verdade, entre outras coisas, o máximo que se pode dizer é que ela é uma história sobre o amor.Entendem a diferença?




Todo mundo já deve ter lido algum livro que os acontecimentos façam com que a gente já espere determinados resultados, Filtro Solar é um desses livros. Quando comecei a ler me interessei muito em como o autor descrevia e comparava o amor ao sol e aos efeitos que esses traziam na pele de uma pessoa. E foi assim que eu fui lendo cada vez mais, curiosa pela história que ele apresentava.

Os primeiros personagens que foram apresentados foi Gabriel e sua família, sendo um típico aborrescente que está sempre achando dificuldade e problemas em tudo, ele estava em férias e ia na companhia dos pais para uma casa de praia, contra a vontade dele. Uma coisa que despertou meu interesse quando comecei a ler foi as “notas do autor” no meio do texto, ironizando muitas vezes a situação que o personagem vivia no texto, além de algumas citações nos finais dos capítulos. Após chegarem nessa casa de praia, a personagem que estava disposta a virar a vida de Gabriel de cabeça para baixo foi introduzida, Ana sendo uma típica garota procurando um lindo conto de verão para se viver. 

Gabriel gostava de ler e praia não era o seu hobby preferido, já Ana gostava de escrever e amava a praia, pois morava em outro país e quase não tinha esses momentos. O livro tinha tudo para ser encantador, mas os acontecimentos rápidos demais fizeram a leitura se tornar entediante e tudo era bem dedutivo já que uma situação levava a outra. Em poucos capítulos o humor e estado de espírito de Gabriel mudou da água para o vinho, o garoto entrou em depressão por um romance mal resolvido e não aceitava ajudava, ao contrário de Ana que superava tudo com muita facilidade, como se fosse um robô sem sentimentos.

Por fim, me restou a dúvida se era uma história real e adaptada ou era apenas mais um conto fictício. Fora os acontecimentos muito rápidos, o livro apresenta uma escrita bem fácil e detalhada. O início do livro é explicado no último capitulo e no epilogo, mostrando como a escrita foi terapêutica para Gabriel e como fez ele recuperar da depressão em que se encontrava. De resto, a justificativa da nota foi o desenrolar da história que era previsível, mas vale a pena tirar algumas horas do dia para ler, pois o início realmente foi encantador.



26 comentários:

  1. Olá,

    Não conhecia a história, pois não leio muito no Wattpad (mais por falta de tempo do que vontade mesmo), mas achei bem interessante a premissa e fiquei curiosa pelo desenvolvimento da história, uma pena você ter dito que os capítulos vão ficando chatos e que isso atrapalha o desenvolvimento da leitura. Vou passar a dica no momento, mas futuramente talvez eu leia. Gostei muito de ler suas impressões sobre a história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu nao tenho entrado muito no wattpad, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito dessa história. Fiquei curiosa mais pela forma de comparação do amor com o sol e seus efeitos. Pelo que pude perceber, por mais que possa ser previsível, garante uma boa leitura né?! Vou procurar para poder mais pra frente porque adoro histórias nesse estilo e os personagens me deixaram intrigada.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Achei legal a questão do autor de comprara o esquema do amor com o sol e a radiação solar, mas não sei se não acharia tudo bem clichê como você achou. Ainda não li nada no Whattpad.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Tamires, tudo bem?

    Achei o enredo bem clichê e essa mistura de realidade, ficção, onde você acaba nem sabendo o que é um e outro me atrapalha bastante, além de me irritar. Acho que esse é o maior problema toda vez que tento ler algo no Wattpad.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não sou de ler nessas plataformas, mas fiquei curiosa pra conferir e tentar descobrir se é realidade ou apenas ficção.
    Que bom que você gostou e desenrolar rapidamente não tenha atrapalhado tanto!
    Se tiver de bobeira no Wattpad, vou tentar ler esse!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    O Wattpad está sendo um ótimo lugar para descobrir novos escritores. Muitos conseguiram destaque vindo de lá. Não me despertou interesse, mas quem sabe depois eu leia o livro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu nunca me acertei com o Wattpad, na verdade tentei logo que surgiu e acabei não tentando mais...Pela sinopse eu até me encantei com o enredo, mas depois de ler sua resenha eu desanimei, embora saiba que é uma leitura fluída, o fato de ser totalmente previsível, me desanimou, ando em busca de coisas supreendentes.
    Mas de qualquer forma, me lembrou a tentar novamente me achar no Wattpad.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não leio no Wattpad. Acho que a plataforma é excelente para descobrir novos escritores como deve ser o caso, mas também esconde muita gente ruim. Sempre tive azar para histórias ruins então acabei desistindo.

    Vou aguardar essa obra porque eu gostei da premissa para quando for pra Amazon.

    Beijos e sucesso em 2017!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já tentei ler no wattpad, mas não deu certo, não consegui me adaptar.
    A premissa desse livro parece ser muito boa e o autor parece escrever bem, pelo menos, é isso que senti.
    Entendo sua dúvida a respeito da realidade ou ficção e acho que, se um dia ler, gostaria de saber.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não costumo utilizar o wattpad pois não é uma ferramenta de leitura que me agrade e por isso não conhecia essa história. Gostei bastante da sinopse pois deu a impressão de ser aquelas tramas clichês que conquistam o leitor por serem bem feitas, mas infelizmente não parece ser o caso. Não gosto muito de tramas que acontecem rápido demais e com desfechos que deixam mais dúvidas do que respostas, por isso essa seria uma leitura que eu dispenso.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem por aí?

    Antigamente eu costumava ler bastante coisa do Wattpad e no Nyah!, mas ultimamente não tenho lido mais. Fui perdendo o costume, sabe? Eu não gostei muito da premissa da história, me pareceu bem clichê e não é o tipo de história que eu leria. Sua resenha ficou ótima, parabéns! :)

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu vi a capa e achei que era aquele texto motivacional narrado pelo Pedro Bial rsrsrs.
    O livro não me chama tanto a atenção, mas posso até fazer a leitura pela acessibilidade para ler e por estar em busca de algo rápido. Porém o fato da trama acontecer rápido demais pode me incomodar bastante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Sempre típico dessa fase dá idade sermos dramáticos e fazer tempestade pelas coisas mais simples. Ah se hoje todos os meus problemas fossem os que eu tinha na adolescência. Esse livro me pareceu um romance fofo e leve. Pretendo ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Pela sinopse já vi que não ia curtir o livro, aí com suas impressões sobre tive certeza que não vou gostar mesmo, então passo a leitura.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  15. Uso o wattpada, mas nunca tinha visto esse livro por lá. Parece uma história curta, mas interessante. Vou adicionar na minha biblioteca.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    parece ser uma historia gostosa e tranquila para se ler no verão mas que pena que teve uns pontinhos ruins, faz parte,k sucesso ao autor

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu tava quase decidida a ler pelas notas mas a falta de desenvolvimento me desanimou, as vezes o autor errou porque não conseguiu dispor as mudanças ao longo do conto ou então não deu para assimilar a passagem de tempo, os dois casos são bem recorrentes. Enfim vou add no Nyah e depois vejo no que dá.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tamires

    São só seis capítulos? Então não é de se estranhar que a história seja previsível... a não ser que sejam seis capítulos muito grandes.
    Que pena que tem esses defeitos. Eu não curto o Wattpad, então passo a dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Deu a entender que o libro é ótimo para se passar o tempo,leitura de uma tarde ou manhã monótona, tendo o sério risco da leitura te deixar com mais monotonia ainda. Mas é legal leitura assim, monotonia por monotonia acaba sendo um bom distrativo. Mas sinceramente não sei se leria, em meio a um desafio que aborde o tema verão, férias, sei lá. Mas pegar com disposição para ler duvido muito. Pois além de leitura pra passar o tempo também me cheira a leitura frustante. Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jamires!
    Primeira resenha que leio desse livro, realmente não o conhecia. Acho que não é uma leitura que me agradaria mesmo sendo uma trama bem diferente do que estou acostumada. Não vou aproveitar a dica porque sei que é uma leitura que dificilmente prenderia minha atenção. Mas gostei de sua resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  21. Oiee Tamires ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, não sou muito chegada no Wattpad...hehe' mas confesso que não fiquei muito curiosa para conhecer, a premissa não me chamou muito a atenção, e, como não é bem o tipo de livro que eu estou querendo no momento... Não curti mesmo *-* ainda assim, vou deixar o nome anotado :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Faz muito tempo que não leio nada no Wattpad, até porque acho difícil achar uma leitura bem escrita e sem muitos erros gramaticais. Acho que daria uma boa história para ser lida bem rápida, entre um livro e outro e vou adicionar na minha biblioteca e talvez mais para a frente consiga fazer uma leitura rápida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de termos ai um livro bem previsível, confesso que daria uma chance. O bom é que temos ai um exemplo de uma boa história no Wattpad, quem temos muitas por lá, alguns autores bons surgem da plataforma.

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Nunca li nada no Wattpad, acredito que por falta de tempo e de indicações.
    Mesmo sendo uma história um tanto clichê, que como você mesmo mencionou no início da resenha no inicio nos remete a uma coisa e no decorre muda...
    De qualquer forma vou anota a dica, mas nada que vá ler por agora.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Fiquei curiosa para saber mais sobre esse inicio encantador e também em como o autor compara o sol e seus resultados na pele com o amor e o que ele causa.
    Já estou adicionando na biblioteca do Wattpad, porque adorei a premissa e mesmo você dizendo que algumas partes foram um tanto rápidas eu pretendo fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Achei a história bem legal, acredito que não seria o meu favorito, mas seria uma leitura legal. Pena o desenvolvimento ter sido muito rápido, se não fosse isso a história poderia ser melhor.
    Adorei a sua resenha e se tiver oportunidade lerei o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.