Metas para 2017

30.12.16




Eu nunca fui o tipo de pessoa que faz promessas para o ano novo. Nunca acreditei nisso, afinal, as pessoas geralmente fazem movidas pelo impulso e acabam se esquecendo ao passar dos meses. Tomei a iniciativa de fazer algo diferente comigo mesma: traçar metas. No entanto, não é só fazer uma lista e se der, deu. Não! Realmente me esforçarei para que todas se concretizem (ou ao menos a maioria).

Há tanta coisa que eu gostaria de fazer que foi até difícil listar. Procurei ser realista em todos, pensando de acordo com as possibilidades e do meu esforço. Algumas das metas que escolhi são bem mais difíceis do que outros (para mim). No final do ano que vem, farei uma postagem falando sobre como eu me saí diante dos meus desafios pessoais. Aliás, já estou até pensando nos de 2018. Ansiosa e não é pouco, não é? Agora, vamos ao que interessa! Lembrando que a lista não está em ordem de preferência.


MINHAS METAS AMOROSAS:

  • Fazer um novo cosplay.
Não é segredo para ninguém que eu sou a maior fã de livros, filmes e séries. Dã... Até criei um blog sobre isso! Como eu ia dizendo, o meu amor pela ficção é tanto que eu percebi que gosto de ser uma personagem também, e isso já é um desejo de anos. No ano passado, eu e Igor fizemos o nosso primeiro cosplay, e também o primeiro como casal. Nos vestimos de Wendy e Robbie, personagens de Gravity Falls. O cosplay foi simples, percebe-se que era de iniciante. 

Então, o que eu queria mesmo era fazer algo mais parecido, se querem saber. Desde que assisti Grease, há algumas semanas, estou louca para me vestir de Sandy, consequentemente, quero que Igor se vista de Danny. Sabem aquela cena final? Pois é! Espero que consigamos até o fim do ano que vem. 

  • Fazer um ensaio fotográfico.
Acreditem ou não, essa era uma das minhas metas para esse ano que estava finalizando. Eu gosto de fotos, gosto de guardar lembranças, mas nunca fui muito boa em tirá-las eu mesma. Por isso, decidi que queria um ensaio para comemorar o nosso um ano de namoro, mas como era muito caro e nenhum de nós dois tínhamos dinheiro, isso acabou não acontecendo. No ano que vem, vamos completar dois anos, quem sabe dessa vez não dá certo?

  • Ir mais vezes ao cinema.
Ir ao cinema é uma das poucas coisas que realmente me faz sair de casa. Sou aquele tipo de pessoa que prefere ficar presa no quarto, assistindo alguma coisa e comendo uma pipoca com leite condensado, ou algum outro doce. É aconchegante e quase nunca tem estresse. No entanto, nesse ano que passou, fui poucas vezes. E como desde que eu comecei a namorar, nunca mais fui sozinha (coisa que eu costumava fazer bastante), a frequência diminuiu bastante.

A minha meta quanto ao cinema é bem mais específica. Gostaria de ir ao menos uma vez por mês. Ou seja, pelo menos 12 vezes durante todo o ano. Não parece tanto assim, se for contar os 365 dias, não é? Porém, exige um pouco mais de esforço por nos vermos apenas nos finais de semana. 

  • Viajar ao menos uma vez.
Sim, eu sei que eu disse que sou uma pessoa caseira logo no item anterior, mas isso acontece porque eu não gosto de me estressar, afinal, tenho sérios problemas para controlar o meu nervosismo e a minha ansiedade. No entanto, viagens são feitas para relaxar, conhecer lugares bonitos e fazer coisas diferentes. Vai fazer dois anos que viajei pela última vez, mas parece uma eternidade.

Além disso, eu e Igor estamos juntos a muito tempo e acho que isso nos daria a chance de nos aproximar ainda mais. A minha meta para o ano que vem quanto a viagem, é para irmos sozinhos. Não precisa ser necessariamente para um lugar longe e nem precisa ser muito tempo, apenas que seja algo apenas nosso.

  • Aprender a andar de bicicleta.
Não, eu não sei andar de bicicleta. Sim, eu tenho dezoito anos. Não, eu não quero aprender. Confuso, eu sei. O fato de eu colocar isso como meta é um desafio pessoal. Igor também não sabe andar ainda (mas começou a aprender e não seguiu adiante), então acho que poderíamos fazer isso juntos. Eu, no entanto, tenho um medo insano de alturas (mesmo as pequenas), o que me causa um medo ainda mais insano de cair. Já imaginaram a situação, não é? Vamos ver no que isso vai dar.

  • Ir a um show.
Não sei se já deu para perceber, mas eu sou uma pessoa cheia de fobias, e lugares cheios demais me dão pânico. Não que eu nunca tenha ido a shows (já fui em dois), porém, aqui na minha cidade eles nunca enchem demais, não importa de quem seja. Por isso, eu gostaria de ir em algum diferente, seria uma experiência diferente. Igor é um maior fã de música do que eu, bem maior aliás, e não teria ninguém que eu gostaria de companhia além dele. Além disso, se eu surtar, acho que ele conseguiria me acalmar.

  • Ir ao teatro.
Poderia simplesmente copiar e colar a explicação que dei sobre o cinema, mas a minha meta do teatro é ao menos um durante o ano. Eu amo teatro, infelizmente, nunca tive a oportunidade de ir muito: uma vez quando eu era criança e ano passado em um stand up (e vamos combinar que não é uma peça). Além disso, eu sou muito fã de musicais, então seria perfeito ver isso ao vivo. Tomara que eu consiga!

  • Assistir a um jogo de futebol no estádio.
Se tem uma coisa que eu nunca fiz foi assistir a um jogo de futebol no estádio. Meu pai, desde que eu era criança, me prometeu levar e os anos foram passando e isso foi esquecido. Não sou lá uma fanática do futebol, nunca fui, e nunca acompanhei realmente. Porém, para 2017, quero experimentar coisas novas, sair um pouco da minha zona de conforto.

  • Demonstrar mais o meu amor e brigar menos.
Eu juntei duas metas em uma, pois não tem como separar uma da outra. Eu sou uma pessoa muito difícil de conviver, por vários motivos que prefiro não falar aqui. Tenho a péssima mania de descontar as minhas frustrações nas pessoas que me são mais próximas, sem que eu sequer perceba. As vezes não sei como demonstrar o que eu sinto, ou como agir frente a alguma situação. A agressividade fala mais alto e acabo gerando briga. Só que eu não quero isso, quero ser melhor, controlar mais a minha personalidade. Essa meta não é só para o ano que estar por vir, e sim para todos os outros também.





MINHAS METAS FINANCEIRAS:

  • Conseguir um emprego fixo ou estágio.
Mais uma meta que era pra ter acontecido em 2016 e, infelizmente, não consegui concretizar. Pedi as contas de quantas lojas eu fui, quantos currículos enviei pela internet, de quantas vezes eu pedi ajuda para os meus pais, de quantas vezes me vi quase em desespero por não ter conseguido alcançar meu objetivo, enfim... Não foi um ano fácil para empregos, acredito que pra ninguém.

Então, se não consegui, bola pra frente vamos tentar de novo. Vou começar o terceiro período na faculdade e seria ótimo ter alguma independência financeira, então tá valendo ou um emprego ou um estágio, o que vier primeiro é isso mesmo.

  • Juntar mais dinheiro e não gastar mais do que eu ganho.
Sempre fui muito boa em juntar dinheiro. Quando ainda estava no ensino médio, eu deixava de comer pra pegar o dinheiro do almoço para guardar. No entanto, agora estou ganhando menos, e sem o emprego, tenho gastado mais do que eu posso. Então, vou procurar novas técnicas, juntar cada moeda (que eu já faço) e depositar tudo, ou ao menos um valor fixo por mês. Espero que o adsense comece a render um pouco mais, assim como o egrana. E se tudo der certo (para as próximas metas), talvez eu esteja vendendo um ebook na Amazon.

  • Aproveitar a black friday.
Levando em conta que esse ano gastei durante os meses e vi que os livros que eu tinha comprado estavam mais baratos nessa época, acabei me arrependendo do gasto extra. Vou tentar me controlar até o fim do ano e fazer uma boa pesquisa de preços, coisa que eu não fiz em 2016. Vivendo e aprendendo, certo?




MINHAS METAS EM RELAÇÃO A SAÚDE:

  • Melhorar a minha alimentação e parar de comer muito doce.
A minha alimentação não é boa há anos e isso me causa alguns problemas de saúde, como triglicérides e glicose alta. Faz algum tempo que fiz o meu último exame de sangue, e como eu não segui a minha dieta com a nutricionista da última vez, não houve nenhuma melhora. Resolvi que nesse ano novo vou me cuidar mais, cuidar mais da minha saúde. Já marquei a minha consulta com a nutricionista e vou refazer a dieta.

Quanto aos doces, eu geralmente como quando estou muito ansiosa, ou nervosa. É como se fosse um jeito de me acalmar mais rápido. Não, eles não me deixam feliz, mas me dão uma sensação de relaxamento. Percebi ultimamente que tenho ficado viciada, e em questão disso, eu engordei muito facilmente, além de não ajudar em nada com o sangue. Minha meta para esse ano é diminuir extremamente na frequência. Se eu consegui com refrigerante, consigo com os doces.

  • Voltar a me exercitar e emagrecer ao menos 2kg.
O motivo principal de eu querer voltar a me exercitar é o fato de eu estar muito sedentária. Ando dormindo muito tarde por não cansar, tenho tido muitas dores nas costas (e da última vez que fui no ortopedista e fisioterapeuta, me aconselharam exercícios para diminuir a dor), além de que que, como eu disse no item anterior, acabei engordando muito rápido. Pra quem era uma aspirante a modelo, isso não ajuda muito com a minha auto estima. Imagino que eu deva ter engordado de 2 a 3 quilos em 2016, e somente eles que eu gostaria de perder.

  • Voltar a fazer terapia.
Já falei várias vezes nessa postagem que eu tenho problemas com a minha ansiedade e nervosismo. E isso influencia por completo a minha vida, de todas as maneiras possíveis. Já comecei a terapia uma vez e em três semanas, vi que eu me sentia muito mais aliviada. Agora que estou com plano de saúde novamente, vou procurar voltar enquanto ainda estou com um tempo extra. Por eu estar cursando psicologia, eu sei bem como a saúde mental é importante.




MINHAS METAS PESSOAIS:

  • Aprender a me maquiar melhor.
Eu sempre fui o tipo de pessoa impaciente, que quando não consegue fazer algo, simplesmente desiste e para por aí. Maquiar é algo que sempre tive dificuldade, sei fazer o básico do básico e olhe lá (tenho quase certeza de que minhas técnicas não estão corretas). Pensando nisso, decidi aprender a exercitar o hábito de me maquiar. Já teve vezes de ter que ir em algum lugar e ter a sensação de que podia estar com uma aparência diferente.

Não pretendo fazer nenhum curso, o que pode dificultar um pouco, mas é pra isso que existem as queridas blogueiras e vlogueiras de moda e maquiagem, não é mesmo? E o melhor é que vou exercitar melhor a minha paciência de assistir vídeos também! Como a minha mãe é consultora de beleza, vai ser bem fácil arranjar os materiais que eu preciso. Desejem-me sorte.

  • Cortar o cabelo de novo e fazer mechas roxas.
Se teve uma coisa que eu amei fazer em 2016 em relação a minha aparência, foi cortar o meu cabelo. Durante muito tempo, fiquei "cultivando" o cabelo, esperando pacientemente que ele crescesse. Nesse meio tempo, fazia progressiva e fazia luzes. O meu desejo é mudar completa e radicalmente. Quero cortar o cabelo novamente, voltar com os meus cachos (coisa que já estou fazendo algum tempo) e fazer mechas roxas nas pontas. Quero me sentir nova, revitalizada.

  • Comprar e voltar a tocar violão.
Por muito tempo eu tentei aprender tocar violão, mas minha coordenação nunca colaborou muito e a minha prática de desistir das coisas também não. Ano passado, acabei vendendo o meu e me arrependi amargamente, além disso, o meu namorado sempre me incentivou a aprender a tocar, então provavelmente posso contar com a ajuda dele. Quero comprar um violão novo, de preferência com braço fino (o resto não entendo a respeito) e me dedicar a melhorar a minha habilidade com as cordas.

  • Passar no exame de direção.
Falando em coordenação ruim, dirigir vem sendo um grande desafio para mim, somando com a minha ansiedade. Já finalizei todas as minhas aulas de rua e já fiz o primeiro exame, resultado: não fui nada bem. Vou precisar treinar um pouco mais e controlar o meu psicológico. A meta é: passar no exame antes que a minha pauta vença. Será que consigo?

  • Anotar tudo de bom que aconteceu e colocar em um pote.
Certa vez vi em algum blog essa ideia de um pote de pequenas alegrias. Fiquei totalmente encantada, pois nem sempre lembro dos bons momentos que me fizeram feliz e apenas foco nos ruins. Como em 2017 eu quero ser uma pessoa diferente (e mais feliz) gostaria de lembrar de cada pequena coisa boa que aconteceu nos meus dias e resolvi adotar a ideia. Não vou me estender muito sobre isso, pois em janeiro pretendo fazer um post apenas falando dessa ideia incrível.

  • Tirar o meu passaporte e o visto.
Um dos meus maiores sonhos é ir para o exterior. Não estou dizendo que não gosto do meu país, principalmente com uma cultura tão rica que temos aqui. No entanto, gostaria de ter mais o que explorar, conhecer novos lugares, praticar o meu inglês que passei seis longos anos fazendo curso. Enfim, gostaria de conviver com outra cultura.

Como isso vem sendo um sonho de anos, no ano de 2017 vou juntar dinheiro o mais rápido possível para tirar o passaporte e o visto. Já estou pensando em possibilidades de arrecadar dinheiro mais rápido. Prefiro não dizer detalhes, mas prometo que se eu conseguir realizar, farei um post especificando todo o processo aqui no blog. 

  • Aprender a cozinhar.
Quando se trata de cozinhar, eu sou simplesmente um desastre! Das poucas vezes que tentei, ou queimou, ou ficou com uma textura estranha, com gosto estranho ou até mesmo parecendo algum tipo de gosma. Terrível. Não preciso dizer de novo que gostaria de fazer coisas novas esse ano que está por vir, certo? Vou me arriscar mais na cozinha! Ao menos quando eu sair de casa, já vou estar preparada. 

  • Ter um notebook novo.
Dividir computador é terrível! Eu gosto de privacidade, mesmo que não tenha nada a esconder. Gosto de deitar na minha cama, e mesmo assim poder me manter online (desculpem fãs de smartphones, mas suas telas são pequenas demais pra mim). Gosto de poder sair de casa, e caso eu precise, levar o computador junto. Gosto de escrever com conforto, e a cadeira do computador de mesa não é confortável o suficiente. Enfim, tenho vários motivos pelo qual preciso de um notebook novo.

No início desse ano, 2016, o meu pifou e desde então estou sem. Tem sido uma tarefa bem difícil, mas evito reclamar sobre isso. Porém, para que eu consiga comprar um novo, isso depende da meta do emprego ou estágio, o que vai me exigir o triplo de esforço. 

  • Fazer uma (pequena) tatuagem.
Fazer uma tatuagem é algo que eu sempre quis e nunca tive coragem. Gosto daquelas pequenas, minimalistas, são extremamente charmosas. No entanto, voltando no assunto de fobias, agulhas me deixam super tensa e não consigo nem olhar. Além disso, não consigo pensar em algo que eu goste o bastante para deixar marcado na minha pele pelo resto da vida. Para cumprir essa meta, vou ter que pensar bastante, procurar um estúdio de confiança, vencer o meu medo e ainda arranjar o dinheiro.




MINHAS METAS PARA O BLOG:

  • Conseguir novas parcerias.
Mesmo com tão pouco tempo de blog, percebi que ninguém cresce sozinho. No início, era apenas uma forma de me distrair, mas eu gostaria muito de profissionalizar um pouco mais o meu cantinho. Já tenho algumas parcerias com outros blogs e autores nacionais e tem sido uma ótima experiência, pois, como eu disse, um ajuda o outro.

Gostaria de conseguir parceria com algumas editoras se possível, novas parcerias com outros blogs, novas parcerias com autores e, além disso, pretendo muito em breve abrir vagas para novos colaboradores para quem quiser ganhar experiência com bloagagem. 

  • Cumprir o calendário de postagens.
Agora em dezembro eu criei um calendário de postagens. Aprendi que ser mais organizada, ajuda muito a manter o blog sempre atualizado com novidades. Por eu não ter feito isso nos primeiros meses de existência, tenho muitos posts em atraso e quero evitar que isso continue acontecendo.

O meu objetivo é manter o blog atualizado ao menos três vezes na semana, mais especificamente na segunda, na quarta e na sexta-feira. Porém, já tenho postagens agendadas para outros dias, tudo depende do que eu preciso trazer para vocês no mês e caso sobre algum tempo extra, posso escrever mais e adiantar algumas postagens.

  • Aprender SEO.
No primeiro item eu disse que gostaria de profissionalizar o Parágrafos & Travessões, o que inclui técnicas de SEO. O que é isso? Nada mais é algumas coisas simples que podemos fazer para aumentar cada vez mais os acessos no site, no meu caso, blog. Durante os últimos seis meses, tive a oportunidade de ler algumas postagens a respeito disso, mas nunca coloquei nada em prática, por isso, procurarei saber mais e começar a aplicar, espero que me renda bons resultados.

  • Criar o canal do youtube.
Eu sempre tive muita dificuldade de falar em público, e no youtube não é muito diferente. Desde o início do blog eu pensei na criação do canal, mas logo tirava isso da minha cabeça por achar que eu não fosse capaz de conseguir. Porém, como quero me arriscar mais e expandir o público do P&T, seria uma grande oportunidade.

Tenho alguns desafios além de apenas falar, como edição de fotos para as miniaturas e a edição dos próprios vídeos. Isso vai me render algumas boas horas de vídeo aula e download de programas. Mais uma vez vou testar a minha paciência e persistência. 

  • Comprar o domínio e layout próprio.
Por último, mas não menos importante, pretendo comprar um domínio e um layout próprio para o blog. Quem é que não gosta de exclusividade e ver as coisas prontinhas do nosso jeito? Já comecei a fazer algumas pesquisas a respeito, além de alguns orçamentos de preços. Tenho muito o que aprender, então caso vocês tenham alguma dica, por favor, não deixem de compartilhar comigo.


MINHAS METAS LITERÁRIAS:

  • Ler no mínimo 50 livros.
Ler é uma das minhas maiores paixões, mas nem sempre me foco totalmente nisso, é claro. Comparando com os últimos dois anos, em 2015 li apenas 16 livros, e agora em 2016 li 37 livros (contanto os completos do Wattpad). Percebi que se eu organizar melhor o meu tempo, consigo ler bastante e ainda diminuir a pilha de livros não-lidos da minha estante. Para 2017, quero me desafiar ler 50 livros, coisa que nunca fiz. Isso daria em média um livro por semana. 

No entanto, entre esses 50, quero ler dois livros de não-ficção (excluindo aqueles que são exclusivamente para a faculdade), ler ao menos cinco livros que estão parados na minha estante há muito tempo e ler ao menos cinco clássicos. É sempre bom sair da zona de conforto, quero realmente me desafiar. 

Aliás, em janeiro, pretendo lançar um desafio literário para os leitores do P&T, então fiquem ligados.

  • Ir para algum lugar apenas para ler.
Esse é um sonho antigo, uma fantasia que sempre criei na minha cabeça. Gostaria de sair de casa, ir para algum lugar calmo junto a um bom livro e sentar por várias horas apenas para ler. Ou um parque por causa do ar fresco, ou uma cafeteria aproveitando para tomar uma bebida quente, ou qualquer outro lugar onde seja possível uma boa leitura. 

  • Não comprar mais do que 30 livros.
Quero gastar menos dinheiro com livros. No último ano ganhei muitos e vi que não tenho a necessidade de ficar me endividando para adquirir novos. Então, tentarei comprar o mínimo possível, não podendo passar de 30. Com dinheiro eu sou muito controlada geralmente, mas livros são a minha real fraqueza. Serei forte.

  • Fazer uma maratona literária de 24 horas.
Para quem não conhece a maratona literária de 24 horas, é um desafio que rola no youtube de ler o maior número de livros possíveis em apenas um dia. É perfeito para quem gostaria de cumprir uma meta (o que pretendo para esse ano) e gostaria de se adiantar, além de colocar várias leituras em dia que estavam empacadas por muito tempo. 

Para essa maratona, espero já estar com o canal do youtube pronto para poder gravar o vlog do meu progresso, mas de não, farei da mesma maneira.




MINHAS METAS DE ESCRITA:

  • Terminar pelo menos um livro, registrar e mandar para editoras.
Gostaria mesmo de ter conseguido fazer isso em 2016 mesmo, mas como eu decidi refazer tudo, isso causou um certo atraso. Terminar um livro não é fácil, pois quando você vai fazer a revisão, percebe que não conseguiu passar tudo o que queria, e isso aconteceu exatamente comigo. Com os meus escritos, eu sou totalmente perfeccionista. No entanto, tenho conseguido traçar os enredos da maneira que quero e tem dado certo. Espero terminar muito tem breve, registar e, finalmente, mandar para avaliação. Posso contar com o apoio de vocês?

  • Começar um novo livro.
Tenho muitas ideias anotadas, muitos personagens na minha mente e não vejo a hora de colocar em prática. Eu já tentei escrever várias coisas ao mesmo tempo, porém, isso não é nada produtivo. O mais importante é foco. Pretendo escolher uma ideia e começar a montar um novo roteiro de história, para assim que finalizar uma, já poder me embalar em outra. Meus dedos estão coçando com a ansiedade!

  • Participar do NaNoWriMo.
Para quem não sabe, o NaNoWriMo é um desafio internacional de escrever livros. Ele acontece em novembro e você tem uma meta para cumprir até o fim do mês. A média de palavras é a quantidade média de um livro oficial, e esse desafio é nada mais do que um incentivo para tirar aquela velha ideia da cabeça. Eu não participei em 2016 por falta de tempo, mas em 2017 não vou perder. E não, não vou usar essa meta para cumprir a anterior, são totalmente independentes.









Confira as postagens dos outros blogs participantes:



Fazia tempo que eu não participava de uma blogagem coletiva, mas dessa eu não podia ficar de fora. Aliás, eu adorei! Principalmente porque dessa vez teve bastante gente participando, como podem observar acima. Fiquem a vontade para visitar todos, garando que vão encontrar muito post bacana.

Como devem ter notado, eu pretendo fazer bastante coisa no ano que está por vir, então me perdoem pelo texto enorme e obrigada por terem lido até aqui! Me contem também o que pretendem para o próximo ano, talvez tenhamos coisas em comum.



2 comentários:

  1. tambem nao sei andar de bicicleta kk tenho que voltar a tocar violao kk bem lembrado. ano passado eu anotei todas as coisas boas e coloquei num pote, foi legal reler tudo no final do ano e ve quantas coisas boas tinha feito. tambem pretendo criar um canal no youtube e comprar um dominio e layout. tambem pretendo terminar meu livro e mandar para editoras
    adorei suas metas
    tomara que consiga realizar todas
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente muita coisa viu?
    Acho lindo ensaio de namoro <3 E uma viagem a casal vai ser maravilhosa, adoraria ter essa oportunidade hehe
    Suas ideias estão bem realistas e dá pra perceber seu encanto por cada uma delas.
    Sobre dividir computador: ninguém merece! Eu consegui um notebook usado, que tem alguns problemas, mas já ajuda. Sobre tatuagem, se eu fosse fazer também faria uma bem pequeninha.
    Comprar o domínio e ter o blog como uma aparência exclusiva é uma realização ótima! Eu também estou pensando em escrever um livro e mandar pra avaliação, mesmo que não for aceito só por ter concluído um livro vale muito a pena!
    Também fiquei surpresa com o tanto de gente que participou dessa blogagem, deu pra acompanhar várias visões legais :)
    Sucesso com as nossas metas <3
    Beijos!

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.