Dica de Escrita: Evite os "verbos de pensamento"

4.10.16


Faz tempo que não produzo nenhuma postagem nessa coluna, no entanto, decidi compartilhar uma dica com vocês. As vezes eu procuro na internet algo que possa me ajudar a melhorar a minha escrita, e acabei me deparando com vários conselhos de "evitar os verbos de pensamento". Esse conselho de escrita foi originalmente citado por Chuck Palahniunk, e mesmo eu não o conhecendo, achei fascinante e resolvi tentar. Quer saber como funciona isso? Vem comigo!




O que são os verbos de pensamento, afinal? Eles consistem em, nada mais, nada menos, naqueles verbos dos quais o narrador acaba induzindo o leitor a concluir algo sobre determinada cena, situação ou personagem. A lista inclui: pensar, saber, entender, perceber, acreditar, querer, lembrar, imaginar, desejar, amar, odiar, ser, ter, entre outros. 

A grande questão desse método de escrita é fazer com que o seu leitor vá descobrindo aos poucos o que você quer que ele descubra, a partir de uma dedução pelos detalhes que você passa para ele. Esses verbos de pensamentos podem ser considerados atalhos no enredo, é como se você estivesse com pressa demais para chegar onde quer. Entendeu? Não?! Então segue um exemplo de Chuck:


Em vez de usar:

"Adam sabia que Gwen gostava dele."


Você deverá usar:

"No intervalo entre as aulas, Gwen se encostava no armário de Adam quando ele se aproximava para abrí-lo. Ela rolava os olhos e partia, deixando uma marca negra no metal, mas também seu perfume. O cadeado ainda estava quente pelo contato com suas nádegas. E, no próximo intervalo, Gwen estaria encostada ali, outra vez."


Notou a diferença? É o gostinho da descoberta! Mas, se você não encontrou nenhuma alternativa para substituir a sentença, coloque-a no fim do parágrafo, mas sem usar o verbo de pensamento! Mesmo quando os personagens ficam sozinhos e acabam mergulhando em seus próprios pensamentos. 

Bom, agora vou falar sobre a minha experiência com essa dica. E devo confessar: não é uma coisa fácil de ser cumprida. Enquanto escrevemos, acabamos por criar vícios que mal se nota na hora de produzir os capítulos. No entanto, as vezes eu lembro dessa dica e altero alguma coisa. Ainda há muito o que melhorar, mas com certeza já tive um progresso enorme.

O autor usou de vários exemplos para expor esse método, e se você quiser, pode conferí-los aqui




22 comentários:

  1. Eduarda!
    Gostei da dica por demais, mas devo confessar que depois dos hábitos arraigados, é bem complicado aplicar essa dica, principalmente em tempos de tudo ser rápido, até os pensamentos e conclusões.
    Vou tentar fazer alguns textos aqui utilizando a dica.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Duda !

    Nunca tinha lido sobre isso e achei MEGA interessante. Já coloquei aqui na listinha de "palavras que não devem serem escritas" kkkkkkkkkkkk

    Eu amei, e se você não conhece o Chuck, DEVERIA. Vou te passar um blog que ama a escrita dele, e fala muito nele, e vai lhe encorajar a ler um pouco mais as obras deles:
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    Então, aproveite e conheça esse lindo do Chuck!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduarda.
    Gostei bastante da sua dica; essa eu ainda não conhecia.
    Anotadíssima e irei usar nos meus próximos escritos.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir sua postagem e concordo que fica muito melhor de tal maneira,e realmente vale a pena conferir as descobertas, esse gostinho comp você mesma comentou. Uma dica excelente, mas realmente não é nem um pouco fácil cumprir por conta dos vícios.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica e realmente faz toda a diferença, é como se ao usar esses verbos, nós resumissemos algo que poderia ser infinitamente maior! Aos que desejam escrever, essa fica é preciosa demais, eu adorei, de verdade! Não sei se voce conhece, mas leia Sobre a escrita, do King, é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Oi. é uma coluna curiosa, acredito que para quem aprecia essas dicas, deva ser interessante. gosto muito de apreciar a estética da obra, para tal, é muito importante resiliência.

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Não conhecia essa sua coluna e a achei muito legal. É sempre bom dar dicas para quem ta escrevendo histórias, até mesmos nós que publicamos reviews. O Chuck é um mestre nisso, não é atoa que ele é incrível. Adorei a dica, de verdade, espero adotá-la.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei a sua dica. Deu pra ver muito diferença entre os dois textos. A cena ficou mais rica e muito mais emocionante.
    O post ficou maravilhoso.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, sobre os verbos de pensamento eu concordo em partes. No exemplo que você sitou eu não vi problema nenhum em dizer que "Adam sabia que Gwen gostava dele.", mas é preciso ver o contexto em que a frase foi colocada. Não gosto de livros que enrolem muito para fazer coisas simples, a impressão que dá é que o autor está querendo aumentar o volume e foi isso que eu pensei no seu exemplo de como deveria ser feito.

    Existem situações e situações, é preciso avaliar muito bem quando se deve ou não evitar. Às vezes é melhor ser direto do que correr o risco de ser exagerado. Na minha opinião, é melhor não ficar dando rodeios e tornar a leitura cansativa, usar 3 ou 4 linhas para escrever algo que poderia ser escrito em apenas uma é desnecessário.

    ResponderExcluir
  10. Oi. Amei a ideia do post, pois além de tudo nos ensina um pouquinho da língua portuguesa e diferentes formas de como emprega_la. Concordo com você que ma narrativa você deverá evitar esses verbos de modo a fazer com que o leitor desfrute e tire suas próprias conclusões da descobertas. Mas na escrita acadêmica, por exemplo, e preciso que se use esses verbos para ser diretos. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei seu post e a dica! Acho que vários autores deveriam usá-la e até nós mesmos, em pequenos textos, se bem que acho muito difícil mudar nossa maneira de escrita. Mas achei a dica muito válida.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Eduarda, tudo bem? Nossa adorei a dica do seu post e vou tentar utiliza-la. Pois as vezes eu acabo comentando esse pecado e é sempre bom ler dicas para melhorar a escrita. Traga mais posts assim.
    BJ

    ResponderExcluir
  13. Olá Eduarda,
    Não escrevo muito apenas as resenhas e alguns textos, mas achei a dica genial, pois dá, mesmo, aquele gostinho de quero mais e achei muito legal!
    Entretanto, como você disse, vamos pegando vícios e é bem difícil largar deles.
    Vou tentar adquirir esse método de escrita, pois acho que vai fazer as pessoas ficarem ávidas para saberem mais.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não escrever histórias, achei bem interessante essa dica, realmente o jeito que você mostrou torna bem mais interessante, dá um gostinho de descoberta, de realmente estar na história! Então realmente achei interessante essa história de ao invés de usar esses verbos criar todo um contexto... Curti e achei bem interessante essa dica para quem gosta!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Otima dica, tenho evitado esses verbos até mesmo em minha resenhas, acredito que isso instigue os leitores a procurarem saber mais sobre os livros.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de não ser autora, sempre fico atenta a dicas de como posso melhorar minha escrita. Em resenhas não dá para fazer muito com esta dica, mas gostei de saber.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, achei bem interessante essa dica. Confesso que nunca tinha pensado nessa diferença, e realmente, faz toda a diferença na escrita.
    Dica anotada.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oiiie, tudo bem? Gente, que difícil não usar esses verbos.Definitivamente não é uma missão fácil de se cumprir não hein? Não sei se vou conseguir.mas vou ler mais sobre essas dicas e vou tentar utilizar/introduzir esse novo método nas próximas postagens. Será que eu consigo? Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. haha, adorei o post!

    Foi super interessante e válida sua dica. Deu uma diferença enorme na escrita e pode ter certeza que virará hábito (ou pelo menos tentarei)

    Dica, top, anotada (:

    ResponderExcluir
  20. Essa técnica é muito legal. É, como um professor meu dizia, a diferença entre simplesmente contar algo e saber contar algo. Assim como ler bastante melhora seu vocabulário e sua interpretação, escrever com regularidade melhora sua habilidade na escrita. Ótima dica.

    Grande abraço.


    Leonardo Lagassi,
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Amei a dica! Como leio muito e gostaria de fazer letras um dia, sempre que vejo dicas assim, eu piro! Hahaha, sério! É sempre bom aprender cada vez mais e de onde pudermos extrair conhecimento melhor. Normalmente, não uso muito essa questão, mas vai saber né, a gente nunca sabe que precisa até precisar. Parabéns pela coluna e espero bem mais, muito mais dicas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Uau a dica é ótima mesmo para quem escreve ou quer escrever um dia, como não é meu caso no momento, mas achei super válida. Da para ver que uma expressão pode mudar todo o contexto mesmo. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.