Resenha do Livro: A Era de Ouro do Pornô

29.9.16



Autor: Zeka Sixx
Editora: Multifoco
Avaliação: 4/5
Marque no Skoob

Sinopse: Em "A Era de Ouro do Pornô", mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante. 



Em pouco tempo estou tentando compensar o tempo que fiquei sem postar no blog, acho que estou conseguindo um bom resultado. Depois de algum tempo eu trouxe mais uma resenha de um dos parceiros do blog. Falei um pouco sobre o livro aqui e sobre o autor aqui, caso queiram conferir. Sem mais delongas, vamos conferir um pouco sobre essa história.

O livro tem como protagonista Max Califórnia, um homem que tem o desejo de ser escritor, mas que está passando por um árduo bloqueio criativo, que já dura por volta de três anos. Pelo que eu senti durante a leitura, Max está tentando preencher um vazio que foi criado há muito tempo dentro dele. E de que maneira ele faz isso? Procurando diariamente - ou seria noturno? - por mulheres e passando boa parte de suas horas acordado bêbado. 

É um personagem que diz que não quer nada da vida, já não espera mais nada dela. É como se ele só estivesse ali, sentado e esperando a morte o alcançar em algum momento. Pela narração em primeira pessoa, eu consegui sentir uma amargura por parte dele, embora todo o tempo ele tentasse mostrar que não ligava para as coisas que aconteciam a sua volta.

Inicialmente, achei que fosse simplesmente um livro "pornô" e que fazia jus ao título, mas ao passar das páginas, fui reparando alguns detalhes dos anos anteriores que me deixaram curiosa a respeito da vida de Max. Além disso, ele é um grande fã dos anos 80, das músicas, do estilo e do pornô que, de acordo com ele, tinham mais conteúdo. Por causa de algumas partes da narração, o personagem parece se contradizer.

"Gostaria de possuir câmeras no lugar dos olhos. Meu objetivo é viver um filme pornô. Mas não qualquer filme pornô, e sim um filme com roteiro impecável, diálogos afiados, atores talentosos, cenas de ação e, é claro, putaria da melhor qualidade."

Prefiro não revelar muito do enredo, pois por ser um livro relativamente curto, tiraria toda a emoção da trama. É uma narrativa de fácil entendimento, rápida, "nua e crua" por assim dizer. Não é um livro erótico romantizado, o que me agradou bastante, uma vez que esse tipo de literatura tem me deixado bastante receosa. Confesso que estranhei bastante no início, mas acabei me acostumando com a narrativa pesada do protagonista.

Eu senti uma curiosa sensação de familiaridade com a ideia da obra e a série Californication. O que não é uma coisa ruim, até porque eu gostei bastante da série. Porém, diferente dessa série, senti que o livro precisava de um pouco mais aprofundamento no personagem, explicar melhor as suas motivações, além de focar diversas vezes nas cenas de sexo. 

Uma leitura rápida, muito bem aproveitada, que terminei em poucos dias. Gostei muito da obra e recomendo para aqueles que querem conhecer algo diferente do que se vê por aí. Espero poder ler mais coisas do autor muito em breve.


Eduarda Rozemberg

28 comentários:

  1. Oi Eduarda

    Já li críticas bem parecidas coma sua em relação ao livro, embora não seja um livro que eu leria agora, a temática dele é bem interessante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduarda.
    O livro parece inovador, diferente daqueles populares "Hot", que particularmente não me agradam muito. Eu leria A Era de Ouro do Pornô se tivesse a oportunidade, mas no momento estou atolado em outras leituras...

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito. Confesso entretanto, que não me senti motivada a fazer essa leitura, talvez por conta do estilo mesmo.. ainda assim, imagino que deve ser uma leitura rápida sim
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eduarda

    Eu já conhecia o livro e até cheguei a ler um trecho. Esse esse trecho que eu li foi bem vulgar e me deu certo nojo, então não leria o livro. Mas que bom wue você conseguiu captar a essência da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou a atenção na sua resenha foi você compara-la a Californication. Não curtia muito a série, mas assistia por causa do David Duchovny. Isso me deixou curiosa para conferir este livro aqui!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Assim como você Estou lendo o livro.E por incrível que pareça minhas considerações se parecem muito com a sua.Com a narrativa em primeiro pessoa eu pude sentir a amargura do personagem e para mim e como se eu tivesse lendo o diário pessoal dele.Recomendo muito a leitura, pois é rápida e fluida.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eduarda.
    Não curto livros hots, mas por ter uma linguagem mais crua e não ser romantizado, já mostra um diferencial do que costumamos encontrar no mercado.
    Não é um livro que eu leria por agora, mas talvez dê uma chance no futuro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  8. olá Eduarda,
    Não tenho vontade de ler esse livro, pois não gosto de tramas eróticas tampouco pornôs. A ideia do livro parece ser interessante para quem gosta do gênero e a obra também parece ter sido bem trabalhado, mas vou deixar a dica passar, pois não gosto de livros assim, infelizmente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Realmente parece ser uma narrativa bem pesada do protagonista e acredito que também levaria um certo tempo para me acostumar a isso.
    Fico feliz que não seja um erótico romantizado e estou curiosa para conferir a obra!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    A capa já me deixa um pouco na defensiva, pois sou completamente contra a indústria pornô. Mas a narrativa pesada, me parece diferenciada e o livro possui alguns elementos interessantes até, sobre a vida do personagem. Por agora não leria, mas anotei a dica. :)

    beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    No início achei que o livro seria totalmente erótico, mas gostei de saber que a história tem outros aspectos e o personagem é fã de músicas dentre outras coisas dos naos 80. No momento não sei se leria pelo personagem ser um pouco amargo, mas quem sabe mais para frente?
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Lembro de ter visto alguém falando sobre esse livros dia desses, e o título me deixou curiosa naquele dia. Mas não sabia ao cero do que se tratava. Apesar do título ter me chamado a atenção, é bom saber que não é um livro pornográfico propriamente dito. Gostei demais do ploto dele, e achei interessante essa semelhança que você diz ter com Californication.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Comecei a ler sua resenha e também me veio na cabeça na hora a série Californication. Uma pena que faltou profundidade em alguns momentos da obra. Apesar de adorar a série, não curto muito livros nessa temática, então passo a indicação, mas, curti saber que não é um erótico romantizado. Adorei a resenha.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  14. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, confesso, mas não lerei com toda a certeza. Eu não gosto nada do tema e livros de sexo, hot, eróticos e afins não consigo ler! :) ahah

    Mas ainda bem que gostaste assim tanto! :) E que queres ler algo do autor mais, e também que se le facilmente! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Confesso que pelo titulo e pela capa, eu não leria esse livro. Serio, achei bem estranho, mas como não se pode julgar o livro pela capa, vi que tem algo diferente que não imaginava. Que bom que gostou da leitura.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro que eu não consigo me imaginar lendo. Não gosto do gênero mas para quem gosta acredito que seja bastante inovador essa narrativa mais crua e sem delongas do autor. Ultimamente esses livros eróticos só tem mais do mesmo com mocinhas inocentes e caras durões. Bleh. Para quem curte esse tipo de livro deve ser uma ótima leitura né, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí e fiquei curiosa, porque é uma leitura bem diferente mesmo, o enredo é interessante e por eu não ter o hábito de ler histórias assim, acredito que iria estranhar de início também. Enfim, acho que eu iria gostar da leitura, por isso vou colocar na minha lista.

    Beijos :

    ResponderExcluir
  18. Oi Eduarda, tudo bem? Sinceramente a obra não chamou minha atenção e não fui com a cara do protagonista pelas características que você citou dele. Isso de ficar swntaso esperando a morte chegar e ser amargurado é algo que me irrita profundamente. Embora eu não saiba os motivos que o tornaram assim não é uma leitura que eu faria no momento.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Pelo menos este livro vai direto ao ponto e não se disfarça de romance para passar coisas eróticas, gostei do choque. Pelo que entendi o autor se aprofunda em outros temas ao invés de sexo não é? Não conhecia o livro e o autor, mas adorei.

    ResponderExcluir
  20. Oiiii,

    Já tinha lido sobre este livro, mas embora goste da ideia de o livro ir direto ao ponto, ao invés de ser um pornô disfarçado de romance, sei lá ele não me prendeu, não me deu aquela curiosidade para ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  21. Achei a capa do livro linda, mas eu confesso que não gosto muito de livros eroticos, ainda mais esse que segundo você foca mesmo nas parte sexuais e deixa as outras um pouco de lado, mas é legal o fato dele ter uma escrita crua, eu realmente não gosto de floreios em cena sexuais, me da vontade de rir, maturidade 0 KKK

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Pelo titulo do livro já pensaria ser "erótico", mas não, né? A sua resenha me deixou bastante curioso para conhecer mais essa obra, principalmente porque adorava a serie Californication, enfim, o enredo parece ser bem curto, então leria de boa.

    Abs,

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Adorei a resenha e os pontos destacados, porém acho que não iria gostar desse tipo de leitura. De qualquer forma, gostaria de dizer que amei a forma como fez a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Gostei bastante da premissa desse livro, ainda não o conhecia, mas fiquei curiosa para fazer a leitura. Gosto muito de livros de romances, mas não costumo ler muitos eróticos ou hot.
    Adorei o post, parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Um livro "hot" passado na minha amada e maravilhosa cidade?! Ok, preciso conferir algo tão único. A sinopse me atraiu muito e o protagonista definitivamente parece aqueles caras que você vê com certa frequência em séries americanas. E eu gosto um bocado disso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Eduarda, parabéns pela resenha, fico muito feliz em perceber que entendeste a mensagem do livro! Mais uma vez, agradeço pela parceria e te desejo muito sucesso com o blog!
    Para quem se interessou pelo livro, ele está com frete grátis no site da Multifoco: http://editoramultifoco.com.br/loja/product/a-era-de-ouro-do-porno/
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    O título do livro me fez viajar no tempo em um segundo!
    Assisti alguns episódios desta série "Californication" e acho, pelo que li em sua resenha, que a sua comparação é acertada, pois realmete o enredo do livro lembra o tema da série que não romantizava a vida. Achei legal a personagem ser fã dos aos 80 e acredito que somente lendo o livro que poderia tentar entender os motivos dele pensar desta forma né?
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Pela sua resenha dá para ver que o personagem é bem complexo e tem muitos problemas. Acho que ele quer viver uma vida diferente,mas não mexe para que isso aconteça. Fiquei curiosa para saber como a história se desenrola já que o título é bem sugestivo.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.