Resenha do Filme: Sexta-Feira 13

10.9.16




Título Original: Friday The 13th
Dirigido por: Sean S. Cunningham
Ano de Estreia: 1980
Avaliação: 2/5

Sinopse: Depois de muito tempo fechado, alguns monitores vêm passar uns dias no local que por muitos ficou conhecido como o "Acampamento Sangrento". Ignorando os avisos, eles preferem se divertir e passar o final de semana cantando e fazendo amor, mas não esperavam que alguém fosse brincar de "Mate o Monitor". Assim, um por um, eles vão morrendo sem que os outros descubram. (Fonte: Filmow)



Nunca fui de esconder a minha afinidade por alguns gênero de filmes, e para ser sincera, terror nunca entrou nessa lista. Ultimamente tenho assistido mais por pura influência do meu namorado, e foi exatamente isso que aconteceu com Sexta Feira 13. E sabe aquele clássico que você sempre ouviu falar muito bem, mas que quando vai conferir, não é "isso tudo" que dizem? Eis aqui um filme que me decepcionou do início ao fim.

Poderia começar falando do clichê, porém, como foi um dos primeiros filmes de terror do tipo, acredito que era bem inovador para sua época, e isso já ganhou uma "estrela" a mais. O acampamento que é citado na sinopse se chama Crystal Lake, e foi fechado após um casal ser assassinado anos atrás e o afogamento de um garoto. Depois de alguns anos, um empresário resolve reabrir o acampamento e recruta alguns meninos e meninas para serem monitores do local. 

Logo no início já está exposto o quão o filme explorou a ideia da sexualidade e hormônios dos jovens no filme. Isso foi algo que me incomodou em extremo, pois acho que deveriam focar mais na história por trás do assassino do acampamento em vez de exagerar em cenas desnecessárias como essas. De qualquer maneira, somos apresentados a uma garota a procura de Crystal Lake, mas ninguém na cidade gosta de falar sobre o local, além de ela ser alertada a não ir para lá. Já sabemos o fim que ela levou, não é? Me perdoem pelo spoiler, mas não a considerei uma personagem muito importante.

O início do filme é bem lento, sem muitas mortes. Enquanto as cenas passavam, os minutos iam embora mais lentamente, mas confesso que o filme teve um bom trabalho procurando explorar bastante o suspense em câmeras de primeira pessoa (não gosto, mas dá uma agonia quando não vemos o rosto do assassino). 

Vocês devem ter percebido que eu não citei os nomes dos personagens que foram apresentados, mas a questão é que cheguei no final do filme e não sabia o nome de nenhum. A questão é que nenhum personagem realmente me fez "gravar" esse detalhe. Tudo o que eu esperava era mais cenas de sexo, pessoas andando para lá e para cá sozinhos em lugares escuros e estranhamente longes demais.

O que eu mais gostei foi a maquiagem das mortes, que para a época, eram mais do que sensacionais. No entanto, algumas dessas mesmas mortes eram irreais e totalmente ilógicas. Pessoas sendo decapitadas em uma braçada só? Flechas sendo fincadas por um colchão? O que é isso afinal, o assassino criou uma super força ou algo parecido? 

O filme continua e uma a uma as pessoas vão desaparecendo. No final, sobre apenas uma. Essa pessoa e o assassino entram em uma luta "épica". Explicando o por quê das aspas: essa luta foi totalmente ensaiada, e em vez de ficar tensa acabei foi rindo do quão ridículo foi. Aliás, foi aproveitar que estou falando de atuação, preciso dizer que não gostei de nenhum dos atores. A maioria das cenas tinham "poses" e reações muito forçadas. Além disso, vou confessar que não gostei muito do jogo de câmera. Enfim... Somente o finalzinho salvou todo o filme, que já deixou um gancho incrível para a sequência. 






Não, não vou continuar assistindo a franquia, mas talvez quem seja fã mesmo do gênero possa gostar. E vocês que já assistiram, o que acharam?


Um abraço e até a próxima!
Eduarda Rozemberg. 

34 comentários:

  1. Oii,
    Eu tenho um mega cagaço com filmes de terror, sempre evito. Quando meus amigos começam com o negocio de querer ver esses filmes já vou embora kkkkk.
    Adorei seu post, vou deixar a dica passar porque o negocio é complicado kk.


    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu sempre tive exatamente essa mesma sensação, sempre evitei, mas agora meu namorado não me deixa mais fugir. Prefiro muito mais uma comédia romântica ou um bom drama.
      Fico feliz que tenha gostado da postagem, embora seja uma contra-indicação.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Eu não considero esse filme como de terror kkk olha que sou medrosa pacas! Eu gosto do filme e já assisto aos outros, que gostei também. Achei bem bacana ver o seu ponto de vista, o filme é bem lento, bom na minha opinião, até nas cenas que seriam os pontos altos eu acho uma total lentidão kkkkkk mas enfim, eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem considero como terror também, foi bem fraco. Eu não gostei do filme, e diferente de você, não me animei a assistir os outros. Mas que bom que gostou de ver um ponto de vista diferente. E concordo demais com você, até os pontos altos são uma lentidão danada.

      Excluir
  3. Oi Eduarda!!! Sou fã da saga, adoro o Jason, mas entendo completamente seu ponto de vista. Você assistiu a primeira franquia, o terror vai mudando conforme o passar dos anos e isso é nítido nas sequências.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Esse filme não me convenceu em nada, nem mesmo a continuar a acompanhar o resto da franquia. Mas meu namorado disse a mesma coisa que você, que a partir que os filmes vão sendo lançados, o terror vai melhorando.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Eduarda
    Não tenho muito que comentar pois não vi o filme e nem vou ver pois não gosto do gênero, além de acreditar que filmes assim não agregam em nada. E pela sua resenha não estou errada, nem os nomes dos personagens foram relevantes para você, imagine o resto.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de Setembro, serão 3 ganhadores e você ainda pode ganhar um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Também não gosto muito do gênero, principalmente porque me impressiono muito fácil. No entanto, esse não me convenceu em nada. Eu não recomendo, mas caso você um dia assista para ter a própria opinião, me conte o que achou, vou adorar saber.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá Eduarda,
    Eu sou fã de terror, mas esse filme não funciona pra mim, como não funcionou pra ti.
    Eu continuei assistindo a franquia e continuou não funcionando. Lembro que os nomes dos personagens também não me cativaram muito e não lembrava deles quando terminei de assistir.
    Adorei sua resenha e não veria de novo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Não sou fã de terror, mas como não gostei desse, nem tento ver os outros. E de fato, simplesmente não funcionou.
      E se pra você que gosta do gênero continuou ruim, imagina pra mim? É muito chato quando você finaliza o filme e não consegue nem lembrar dos nomes dos personagens, né?
      Fico feliz que tenha gostado e compartilho da sua opinião.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá! Parabéns por ter se interessado em assistir a essa versão clássica. Eu te acho corajosa, pois não tenho interesse nenhum em assistir a filmes tão antigos quanto já têm remakes mais atuais (rs). Gostei da sua análise... Que pena que o filme teve tão baixa nota, mas entendi completamente o porquê.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Bom, o interesse não foi meu, nesses casos sou praticamente obrigada a acompanhar meu namorado. Mas as vezes acabo até gostado, e esse não foi o caso. Eu tenho preguiça de ver os filmes mais antigos também, embora alguns sejam até melhores dos que os atuais. O filme não me convenceu por isso a nota baixa.
      Um abraço!

      Excluir
  7. Oi Eduarda! Tudo bem?
    Então, não assisto, não leio e não escuto nada que seja de terror! Sou uma medrosa assumida! Me impressiono muito fácil com essas coisas, portanto não assisto, não leio e não escuto! rsrsrsrs
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Estou bem e voce?
      Eu era exatamente asism há algum tempo, mas estou tentando abrir mais a minha mente, e tenho gostado bastante. Mas também sou medrosa, as vezes fico pensando no que vi/li depois e acabo ficando meio paranoica.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá, eu não gosto muito de filmes do gênero, mas por ser um filme bem conhecido, talvez eu o assistisse, mas tendo em mente que foi um filme antigo e, após ler seu post, já não teria tantas expectativas sobre ele ser super assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu também não sou muito chegada, mas me arrisquei na companhia do meu namorado e não tive uma boa experiência. Se for realmente assistir, não vá mesmo com expectativas, senão vai sair frustrada. Aliás, me conte o que achou depois, vou adorar saber.

      Excluir
  9. Oie! Não gosto muito dos filmes do gênero, pois todos que assisti me deram muito pavor, ou não faziam sentido. Esse citado eu nunca vi mas também não tenho curiosidade. Amei a resenha.
    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito fã de terror, mas tenho abrido mais a minha mente graças a influência do meu namorado. Bom, esse filme não é dos melhores, então não está perdendo nada. Fico feliz que tenha gostado.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Oi Eduarda!
    Não assisti o filme e assim como você não sou fã do gênero. Ainda mais filmes antigos, onde os efeitos são bem bizarros e cômicos. Deixa eu entender, flechas sendo fincadas por um colchão? putz! kkkk Sinceramente eu odeio esse clichê de estar escuro e é exatamente pra onde os personagens vão e assim por diante, isso me irrita. Enfim, esse filme não é pra mim... não me entra. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Os efeitos não são tão bizarros assim, acredite. O que me incomodou mesmo nele foi a falta de sentido e a péssima atuação. A maquiagem é muito boa, mesmo. Essa parte ficou sem nexo nenhum, o assassinou criou super força, só pode. O clichê deve ter começado nesse filme, então desconsiderei, mas é bem chato mesmo.
      Um abraço!

      Excluir
  11. Oi !
    Amo filmes de terror, amo o Jason, mas concordo muito com a sua resenha, rs. Tem vários filmes que misturam o tema de sexualidade com terror e isso é irritante demais... Apesar disso, gosto de Sexta feira 13 e as sequências vão se tornando melhores :)

    Beijos,
    Késsia Oliveira
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Você concorda comigo e olha que é fã do gênero e da franquia, hein? Você não sabe o quanto isso me irrita, até hoje só gostei de um filme que envolvesse isso, mas fazia muito sentido, por assim dizer. Meu namorado disse a mesma coisa, que os outros filmes vão ficando melhores.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Olá, Eduarda.
    Nunca conferi o filme, mas sei que ele foi um marco para a época.
    Uma pena que os personagens não te ganharam e que muita coisa pareceu claramente ensaiada.
    Espero gostar mais do filme do que você.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Sim, ele é realmente um marco, mas só pra'quela época, porque não está nada bom.
      Acho que as atuações poderiam ter sido bem melhores, isso teria ajudado muito.
      Quando assistir, me conte o que achou, vou adorar saber.

      Excluir
  13. Olá, Eduarda! Já fui muito fã de filmes do gênero, hoje um bom romance ou drama me cativa mais. Gostei muito da sua resenha. Sincera e cheia de detalhes! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Nunca fui muito fã do gênero, mas assim como você, um romance ou drama me cativa muito mais. Fico feliz que tenha gostado. Acho sinceridade muito importante, então sempre procurarei ser assim. Obrigada!

      Excluir
  14. Olá!! :)

    Eu confesso que não conheço esse filme, mas também não me interessei nada... ahah :)

    Não gosto do género, de todo! E pareceu-me um pouco cliché... no todo... Mas que bom que houve alguns aspetos que apreciaste! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Sério que não conhece?? Ele é tão famoso mundialmente que achei que todo mundo já tinha pelo menos ouvido falar.
      Também não sou chegada ao gênero. O clichê está lá, mas como foi um dos filmes que começaram com isso, eu até desconsiderei essa parte na hora de dar as minhas duas estrelinhas no filmow.
      Boas leituras pra você também!

      Excluir
  15. Oi! A sua resenha ficou muito boa e assustadora kkkk. Eu não gosto mesmo de filmes de terror. Para mim filmes tem que contar uma história que eu consiga acompanhar e não ficar a maior parte do tempo em pânico com os olhos fechados. Mas tem muita gente que curte o gênero.

    Um abraço
    umavidaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Fico feliz que tenha gostado, mas não achei nada assustadora kkkk. Eu também não sou muito chegada no gênero. Mas se o filme de terror tiver uma história que eu ache interessante, eu consigo gostar. Já assisti um assim, chama It Follows. De fato, é o que mais tem.
      Um abraço!

      Excluir
  16. eu não sei, não sou entendedora de categorias de filmes maaaaas...
    acho que esse estilo é terror trash e por isso é meio bagaceiro, mas essa é a intenção ;]

    um bom exemplo é o boneco assassino, cara, o filme é uma bosta, a estória é ruim, os efeitos são ruins e me diz, como um BONECO (tudo bem que ele ta possuido) é mais forte que pessoas??? por que é assim que ele mata! ou seja, a intenção desse tipo de filme é ter coisas bizarras e fora da lógica. é tipo dizer que filmes de vampiros não são bons por que vampiros não existem hauhauhaua

    mas assim o jason ele tem uma força sobre humana, o que explica um pouco essas mortes doidas.

    gostei muito da tua sinceridade, o que mais se ve em resenhas é o pessoal falando que é tudo lindo e maravilhoso!!

    beijos o/

    ResponderExcluir
  17. Eu sou bem suspeita pra falar pois a franquia é uma das minhas preferidas no universo cinematográfico, maaas, como você disse, você não é muito chegada no gênero terror e talvez isso tenha atrapalhado um pouco. Mas esse filme foi feito pra ser mais trash mesmo, e não são muitas pessoas que curtem filmes assim. Os outros filmes da saga vão melhorando, esse primeiro realmente deixa muita coisa de lado. Enfim, curti muito sua sinceridade!

    ResponderExcluir
  18. Não sou fã do terror, é um gênero que passo longe. Na verdade até alguns suspenses não me agradam pois tenho um lado bem medroso que não me larga...
    Mas, pensando nas suas considerações e levando em conta que é um filme com mais de 30 anos, algumas coisas não dá para comparar - como efeitos e até atuações já que o mercado de filmes foi algo que foi crescendo e com isso tudo ao seu redor foi melhorando!
    Mesmo assim, entendo seu desapontamento - e tenho meio que certeza de que se eu cedesse e assistisse o filme teria as mesmas opiniões que a sua...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Eduarda,
    Também não sou muito fã de filmes de terror. Esse sempre ouço falar que é um clássico e provavelmente foi um grande sucesso na época do lançamento, mas eu acabo não criando coragem para assistir nenhum hehehe
    beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.