Resenha do Filme: Procurando Dory

10.8.16




Título original: Finding Dory
Dirigido por: Andrew Stanton
Ano de Estreia: 2016
Avaliação: 5/5

Sinopse: Dory, agora morando no mesmo recife que os peixes-palhaço Marlin e Nemo, vive uma vida tranquila mesmo com seus esquecimentos. Quando ela acompanha Nemo em um passeio escolar para ver a migração das mantas, sente falta de saber quem de fato é. Os três, então, seguem mar afora em busca de seus pais. (Fonte: Filmow)



Procurando Dory, como o título bem diz, se foca mais em nossa queridinha Dory, tendo Nemo e Marlin mais como personagens secundários. Sua primeira aparição no filme se dá quando ainda era criança e estava aprendendo lições de sobrevivência com seus pais. Desde ali o seu problema com a memória recente era exposto, o que preocupava bastante os seus pais. Eles buscavam exercitar a memória da filha com musiquinhas e conchas para voltar para casa. Em determinado momento, ela acaba se perdendo dos seus pais e a partir daí nada a procura deles, mas vai se esquecendo do que procura a medida que o tempo vai passando.

A história se passa um ano depois do acontecido em Procurando Nemo, quando Dory em pequenos flashes começa a lembrar da sua infância e de seus pais, e sente a súbita necessidade de achá-los. Então Dory, Nemo e Marlin embarcam em uma viagem para o outro lado do oceano seguindo uma determinada memória da personagem principal. É claro que o filme se assemelha muito com o primeiro, mas a Pixar soube reaproveitar a premissa de forma muito agradável e nada cansativa de assistir. 

Dory é considerada um peixe que deve ficar sozinho pela sua condição mental, e muitas vezes ela consegue acreditar nisso nas cenas. Ela se perde de Marlin e Nemo e acaba parando no Instituto de Vida Marinha, do qual se localiza na California. As personagens que são apresentadas lá são extremamente cativantes.  O polvo Hank gostaria de ir para um aquário e ficar solitário, e dessa maneira, ele ajuda Dory para conseguir o que quer por meio da ajuda dela. Inicialmente, imaginei que ele seria detestável, mas ao longo do enredo nota-se que ele é uma criatura bastante amável. A baileia Destiny é mostrada como amiga de infância de Dory, com quem aprendeu o famoso "baleiês", ela é muito simpática e tem medo de ir para o mar e não conseguir se guiar. 

A questão das conchas se torna essencial no final do filme quando Dory finalmente encontra os seus pais, que nunca desistiram dela. Ela então reconhece que tem duas famílias, os pais e a família que a acolheu, Nemo e Marlin

Há muitas referências ao primeiro filme, o que deixa uma constante sensação de nostalgia a medida que os minutos vão passando. Essa não é uma história infantil vazia feita apenas para entretenimento, mostra muito mais do que isso. Procurando Dory é um filme que aborda temas como auto-estima, a importância da família e a amizade, e nos dá a lição de que nunca devemos desistir daqueles que amamos. Me emocionei diversas vezes, além de sentir uma sensação gostosa de aconchego quando assisto algo realmente bom e que toca o meu coração.

Para ser sincera, quando cheguei ao cinema com meu namorado, não esperava gostar tanto da história como gostei, além de ter achado bastante superior ao original. É um filme divertido na medida certa, sensível, emocionante, educador e absolutamente apaixonante. Se tornou um dos meus filmes e animações preferidas e espero que eu possa rever várias vezes ainda.






E então? Vocês que assistiram, o que acharam? Vocês que não assistiram, se sentem curiosos? O que esperam do filme? Deixe aí nos comentários!



Um abraço e até a próxima!
Eduarda Rozemberg.



44 comentários:

  1. Eu acho o trabalho da Pixar absolutamente fantástico, é incrível como eles pegam temas pesadíssimos como distúrbios mentais (no caso de Procurando Dory) e fazem um filme mega emocionante para os adultos, mas que consegue divertir as crianças. Acho que o mais legal deles é isso: você vê a primeira vez pela comédia, mas depois quando analisa percebe a crítica ou o alerta que eles estão tentando passar e se emociona... Acho que filmes iguais aos dele ninguém faz!
    A Dory bebê é a coisinha mais fofa de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você, eu acho o trabalho da pixar sensacional, principalmente porque o foco não são as princesas e tudo mais, é algo mais familiar e aconchegante, dá até gosto de ver. Os filmes da pixar eu sempre vejo com olhos de reflexão, pois sempre sei que terá algo a me acrescentar.
      Baby Dory é um amorzinho!

      Excluir
  2. Gente que história fofa, não sabia que iria aparecer a Dory pequena 😍
    Confesso que não estava muito animada de ver o filme, mas agora eu quero!! Vou assistir com o meu filho ❤
    Parabéns por essa resenha fofa!!
    Beeijos
    www.cantinhodathais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história super amável e fofinha, de emocionar. A Baby Dory é um amorzinho, não?!
      Sério que não estava? Desde que soube do lançamento eu estava super ansiosa. Assista sim e depois me conte o que você e seu filho acharam.
      Muito obrigada!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá
    eu não fui assistir ao filme no cinema, mas é claro que pretendo conferir assim que tiver a oportunidade. Estou bem curiosa e adorei ler seus comentários. A personagem tem tudo para ser bem carismática e pelo visto as mensagens da trama são excelentes.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu fiz questão de ir assistir o filme no cinema porque fazia parte da minha infância. E assista sim e me conte o que achou depois, vou adorar saber. Fico feliz que tenha gostado dos comentários, tentei tanto não dar spoiler! Dory está ainda mais amorzinho do que no primeiro filme, e as mensagens que a história me trouxe... Nossa.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi!
    Esse filme foi pra mim uma tsunami de nostalgia, achei o resultado final sensacional e um desfecho lindo pra história do Nemo e companhia. É uma pedida muito boa pro fim de semana, independente da idade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Nem me fale! Me senti afogada de tanta nostalgia que senti em um filme só. O desfecho foi a coisa mais fofa de todas. Acho que é um filme que dá pra assistir em qualquer momento da semana, pois sempre vai trazer uma sensação de aconchego.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi,
    Eu sinto curiosidade em assistir pois não lembro quase nada de Procurando Nemo. Acho que, talvez, ao assistir Procurando Dory eu lembre de algumas coisas e quem sabe, também sinta essa sensação nostálgica.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu lembro bastante do primeiro filme porque assisti várias vezes, até mesmo recentemente. Sou muito fã de animações, tanto das novas quanto das antigas. Mas se tem curiosidade mesmo, vá em frente, tenho certeza que não vai se arrepender.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Eduarda,
    Ainda não assisti ao filme, mas tenho muita curiosidade, pois adorei Procurando Nemo. Gostei muito do trabalho que a Pixar fez pois as imagens que tenho visto na internet são incríveis. Também gostei de saber que os pais dela não desistiram dela. Isso encheu meu coração de alegria.
    Só posso dizer que fiquei ainda mais ansiosa para ver esse filme.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Corre pra assistir então, moça! O que tá esperando?? Trabalho da pixar é sempre incrível e tem melhorado cada vez mais. E o fato de os pais dela não terem desistido dela também aconchegou meu coração, é algo tão bom de assistir que é até difícil de comentar sobre.
      Me conte o que achou quando assistir.
      Um abraço!

      Excluir
  7. Quero muito ver esse filme. Dory desde Nemo, precisava ter sua história e também conhecermos sua infância.
    Já vi que vou chorar no reencontro. rsrsrsrs
    Gosto muito dos filmes em desenhos, porque cada vez mais eles mostram que as mensagens tem os adultos como alvo também e algumas delas acho até que são mais para os crescidinhos do que as crianças.

    Bjs,

    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o mais rápido que puder, garanto que vai gostar. Dory sempre foi a minha personagem preferida do primeiro filme, e saber que criaram uma história pra ela foi lindo demais.
      E eu chorei muito! É bem provavelmente te emocione também.
      Eu também gosto de animações principalmente pelas mensagens sérias que passam juntamente com um ar divertido e de leveza.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Esse filme é incrível! Na minha opinião não conseguiu superar Nemo, mas não deixa de ser brilhante! Eu adorei. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme maravilhoso! Eu nunca fui tão apaixonada com o primeiro porque acho o Marlin um porre, não ter foco nele foi bem melhor pra mim. Também amei demais!

      Excluir
  9. Oi
    Adorei Procurando Dory. Além da personagem super fofa, encontramos muitas mensagens no filme. Também não esperava gostar tanto, mas me surpreendi muito. Adorei a valorização da família e amigos e isso é importante para todos. Adorei sua avaliação.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Eu também adorei o filme. Foi uma história que mexeu muito comigo, mais ainda por Dory estar ainda mais fofa do que no primeiro filme. Eu esperava que fosse no nível do primeiro, mas a minha surpresa foi muito grande. As mensagens são pra levar pra vida. Fico feliz que tenha gostado.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Apesar de amar tudo que é fofo, até hoje não assisti o filme. Já li muitas resenhas e ótimas críticas, mas ainda não tive tempo para sentar e começar a deliciar esse filme. Fico feliz em saber que ele te agradou e que tudo foi feito na medida do possível, eu também achei esse um pouco superior ao primeiro, mas algumas pessoas falaram que não é.

    https://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, estou bem e você?
      Se você ama coisas fofas, esse é o filme pra você! Tente encaixar o filme na sua agenda, pois tenho certeza de que não irá se arrepender. Eu achei esse muito mais superior ao primeiro, pois esse tocou muito mais o meu coração e as personagens são mais do que cativantes. Depois que assistir, me conte aqui o que achou.

      Excluir
  11. puunw, Dory é um amor *---------------*
    quero muito assistir. eu já gostei da história de Nemo, e acho que desse vou gostar ainda mais... amo animações e quando elas trazem temas que nos deixam refletir sobre várias coisas eu curto mais ainda...
    bjs... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é a coisa mais gracinha que existe! *-*
      Corre pra assistir então menina, tenho certeza absoluta que esse vai te agradar bastante. Animações eu também amo, na verdade é o meu gênero de filme preferido, principalmente pelo ensinamento que elas costumam trazer.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Eu acho uma fofurice essa Dory mas não é a minha personagem mais querida do filme e também não sou muito apegada nele. Prefiro Monstros S.A. e mesmo assim faz tempo que não vejo estes filmes da Disney. Estou em outros de drama e aventura sabe? E colocar tudo em dia dá um trabalhão....

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro filme eu também nunca fui muito apegada, mas Dory sempre foi a minha personagem preferida da história. Mas assim como você, se fosse pra escolher entre Procurando Nemo e Monstros S.A, iria com os monstros s.a, e que aliás, a continuação foi super divertida também. E também tenho tanta coisa pra colocar em dia que já to até com preguiça.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Eu fui assistir na semana que estreou e amei demais, fiz até uma resenha no blog também. Mas ainda acho o primeiro muito superior! Eu gostei muito da mensagem que o filme quer passar, todos os personagens apresentam algum tipo de deficiência e eles aceitam as diferenças uns dos outros e vivem em harmonia com isso, assim como nós devíamos fazer!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou ir dar uma conferida na sua resenha, amo ver opiniões diferentes das minhas, mesmos endo parecidas também. Eu não sou tão apegada ao primeiro porque acho Marlin um porre, então gostei muito mais desse e de seus personagens cativantes. Eu adorei o clima de todo mundo se ajudando, além de ter sido bem divertido.
      Um abraço!

      Excluir
  14. Eu fui ao cinema assistir Procurando Dory e minha expectativa era de gostar do desenho, mas eu não gostei, eu amei! Como você disse, a Disney/Pixar soube pegar bem um dos focos da primeira aventura e refrescá-la para criar esse desenho totalmente novo, divertido e emocionante.
    É o tipo de filme que a gente sabe que nos toca muito mais do que ao público infantil, porque muitas referências são mais para o público adulto, mas as mensagens positivas que ele passa também serão apreendidas por qualquer faixa etária, cada uma ao seu modo, porque foram muito bem demonstradas!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive a mesma expectativa que você. Nem sempre as continuações são tão maravilhosas como essa foi e me vi muito surpreendida. Foi uma ideia reaproveitada de uma maneira incrível, gostei demais.
      É um filme que serve pra qualquer idade, pois diverte as crianças e faz os adultos refletirem, e é isso que eu gosto tanto nas animações.
      Um abraço!

      Excluir
  15. Apesar de ter gostado muito de Procurando Nemo, confesso que não me senti atraída por Procurando Dory. Algumas amigas foram e gostaram muito, assim como você, se surpreenderam, ainda assim, não tenho interesse em ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Tem algum motivo especial por não ter se sentido atraída pelo filme? Se um dia resolver dar uma chance pra história, me conte o que achou, adoraria saber.
      um abraço!

      Excluir
  16. Oi.
    E me desculpe, mas não li o post porque quero muito assistir o filme sem nenhuma prévia ou expectativa quanto a trama kkkk, até mssmo meu irmão que foi ver no cinema foi ameaçado quaso me dessebalgum spoiler...
    Mas quero muito ver!
    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Sem problema, eu também tive isso antes de assistir, mas acabei dando uma espiada em uma resenha (li somente por cima). Coitado do seu irmão!
      Quando assistir, me conte o que achou do filme, vou adorar saber.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Olá,
    Gosto muito de animação pois sempre me trazem excelentes recordações da minha infância e por isso estou muito ansiosa para ver esta em questão. Procurando Nemo é incrível e acredito que Procurando Dory não será diferente. Com certeza irei ficar muito nostálgica ao vê-lo.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Animações também me trazem muitas lembranças da infância e de como eu amava assistir esses filmes (amo até hoje). De fato, Procurando Dory não deixa a desejar e é uma história muito linda, tenho certeza que vai gostar além de sentir a nostalgia forte.

      Excluir
  18. Nunca assisti Procurando Nemo, acredita?
    Mas a Dory sempre foi uma personagem tão querida de tanta gente que ela merecia um filme há muito tempo. E como resistir a essa Dory baby? Puro amor! 😍
    Que bom que você gostou do filme, superando até as expectativas!
    Eu fico curiosa sim pra assistir, mas acho que não será por agora.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que nunca assistiu? Você é a primeira pessoa que vejo falar isso!
      E sim, ela merecia mesmo um filme só pra ela. E essa Baby Dory é uma coisa muito bonitinha, e deu vontade de entrar na tela só pra apertar.
      Eu gostei demais e me surpreendi mais ainda.
      Se um dia chegar a assistir esse ou ambos, vou adorar saber a sua opinião.
      Um abraço!

      Excluir
  19. Quero tanto assistir esse filme, amei o filme do Nemo, mas a Dory roubou totalmente a cena, então tenho certeza que esse filme sera ainda melhor. Tenho certeza que a diversão e a boa produção é garantida, achei bacana explorar a perda de memória da Dory e trazer uma boa nostalgia, vou assistir assim que conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo e corre pra ver esse filme, se Dory roubou a cena no primeiro, você com certeza vai se apaixonar por esse. É um história maravilhosa que além de ser divertida, é muito educativa e traz uma sensação de saudade da infância de bônus. Depois que assistir, me conte o que achou.

      Excluir
  20. Eu sou muito fã de animações, muito mesmo. E fiquei muito triste por não ter ido assistir Dory no cinema, por isso, evito ler considerações sobre o filme, o que me deixa ainda mais abatida. Mas gostei que tem um post somente sobre nossa peixinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou muito fã de animação, é o meu gênero de filme preferido. Eu também ia me sentir da mesma forma caso não conseguisse, então peguei um pouquinho no pé do meu namorado e fomos na segunda semana. Fico feliz que tenha gostado ainda assim.

      Excluir
  21. Olá!
    Eu quero muito ver esse filme. Procurando Nemo foi uma história bem legal e cheia de aventura. Dory parece ser o mesmo estilo do Nemo e passar mensagens lindas para as crianças, fora que as ilustrações estão lindas.
    Adorei a sua crítica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Corre pra ver então, moça! Tenho certeza de que não vai se arrepender. O primeiro filme é bem legal, mas para mim, Dory superou completamente. As mensagens e ilustrações também estão muito lindas, recomendo muito.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não tive tempo de ir assistir esse filme ainda, mas estou mega curiosa, ainda mais eu que adoro uma boa animação e amo o Nemo, então tenho certeza que irei adorar essa versão da Dory. Gostei muito de ver sua opinião e ver que a animação te agradou, espero assistir em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, estou bem e você?
      Se não tem tempo para ir assistir, tente assistir em casa mesmo, garanto que vai gostar, principalmente se você gostou do primeiro filme. Fico feliz que tenha gostado, procurei ser bastante sincera. Quando assistir, me conte o que achou.
      Um abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.